person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre vacina adolescentes de 14 anos

Movimentação foi tranquila em postos da Capital

| Foto: Alina Souza

Os adolescentes com 14 anos começaram a ser vacinados nesta quarta-feira contra a Covid-19 em Porto Alegre.  Um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontou 17.371 jovens que serão imunizados nesta faixa etária com o imunizante da Pfizer. A aplicação da primeira dose foi realizada em 36 unidades de saúde e 19 farmácias parceiras. Nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, a movimentação foi tranquila no Centro de Saúde IAPI, na zona Norte, na unidade de saúde Bananeiras, no bairro Aparício Borges, e no Centro de Saúde Santa Marta.

No IAPI, os adolescentes começaram a chegar por volta das 9h para realizar a imunização e não havia filas e nem aglomeração de pessoas. O jovem João Flavio Pereira, 14 anos, que estava na companhia da sua mãe Fabiane, afirmou que estava ansioso pela vacinação. "A vacina vai possibilitar que a gente possa reencontrar os amigos e que em breve possamos voltar a escola", destacou. Já Matheus Iury Krupp, 14 anos, que foi com o seu pai Carlos Fernando se vacinar, disse que a vacina contra o coronavírus é importante para proteger os familiares e amigos. O adolescente Gabriel Flores, 14 anos, que recebeu o apoio do seu pai Vicente para se imunizar, disse que é preciso que toda a população tenha consciência da importância da vacina.   

 A vacinação dos 14 anos ou mais também foi realizada no shopping João Pessoa, e nos drives-thrus dos shoppings Bourbon Wallig e BarraShoppingSul. No período da tarde, a ação de imunização está sendo feita no Largo Glênio Peres, das 13 às 19h. O Rolê da Vacina é realizado em dois locais: na Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, no bairro Rubem Berta. O publico é atendido nesses locais das 9h às 16h.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. No caso dos adolescentes de 12 e 13 anos com comorbidades, é necessário comprovar a condição - receita, laudo de exame ou relatório médico. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até o dia 28 de julho. A segunda dose da Pfizer é aplicada em 19 farmácias parceiras e 36 unidades de saúde, além do Shopping João Pessoa, drive-thru Bourbon Wallig, drive-thru BarraShoppingSul e Largo Glênio Peres.

Com relação à segunda dose de Coronavac e AstraZeneca, está mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 25 de agosto (Coronavac) e dia 14 de julho (AstraZeneca) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. Na manhã de quarta-feira, teve prosseguimento a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 22 de março e aquelas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias, até 25 de agosto. 
 

Cláudio Isaías