person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeito admite que retirada de busto de Costa e Silva “não ocorreu da melhor forma”

MP pediu recolocação da obra no ponto de onde foi retirada em Taquari

General Costa e Silva foi presidente do Brasil durante o regime militar | Foto: Divulgação / Prefeitura Taquari / CP
O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco (PT), disse que o busto do Marchal Arthur da Costa Silva já foi colocado em um local adequado e definitivo dentro do museu com o nome do militar, na casa onde ele nasceu no município. Na semana passada a peça foi retirada do centro da cidade com uma retroescavadeira e houve uma ação do Ministério Público para recolocá-la no mesmo lugar.

O prefeito reconheceu que a retirada não ocorreu da melhor forma. Justificou ainda que não consultou a Câmara de Vereadores sobre a retirada porque entendeu que se trata de um ato de responsabilidade do chefe do Executivo. Disse ainda ter consultado e verificado que não há proteção do Patrimônio Histórico para a peça.

O busto foi retirado na Praça Lagoa Armênia, principal ponto turístico do município. Costa e Silva foi presidente do país (1967 – 1969) durante o regime militar (1964-1985). Maneco explicou ter tomado a decisão de retirar o busto após o relatório da Comissão Nacional da Verdade ter apontado ex-presidentes do período de exceção como responsáveis por violação de direitos humanos. Ao lado da peça há uma cópia do relatório da comissão.

Samuel Vettori/Rádio Guaíba