person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura ainda não identificou problema em cruzamento na zona Norte de Porto Alegre

Obra nas esquinas da Sarmento Barata e 18 de Novembro não tem prazo de término

Obra não tem prazo para ser concluída | Foto: Guilherme Testa
Após uma semana de bloqueio devido aos alagamentos e aos buracos no cruzamento das ruas Sarmento Barata e 18 de Novembro, no bairro Navegantes, na zona Norte de Porto Alegre, as obras seguem sem previsão de término. Isso porque a Prefeitura ainda não identificou onde está o problema. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos do município, Ramiro Rosário, quatro equipes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) estão no local em busca do principal problema: a obstrução da rede de esgoto.

“Precisamos encontrar o ponto onde houve obstrução total da rede de esgoto”, informou Rosário. Cerca de 20 cavaletes do DEP e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ainda fazem o bloqueio na via, que gera transtornos na entrada de Porto Alegre pela BR 116 há sete dias.

Enquanto o ponto da obstrução não for encontrado, as obras não serão finalizadas. “Estamos monitorando isso. Infelizmente o ponto ainda não foi encontrado. Com a rede interrompida, a água não consegue escoar”, explicou Rosário. Conforme o secretário, engenheiros do DEP fizeram vistorias nas bocas de lobo da rua 18 de Novembro e constataram que algumas delas não devem ter sido limpas nos últimos cinco anos. “Pode ter sido algum problema estrutural ou então a rede está interrompida por detritos como areia ou lama”, afirmou Rosário.

O funcionário da Souza Cruz, empresa localizada na esquina onde ocorre o bloqueio, Hermes Monteiro, trabalha na região há mais de 20 anos e diz que nunca viu coisa igual. “De seis meses pra cá ficou impossível transitar por aqui. Se não fosse aquela obra na Ceará, o trânsito estaria tranquilo”, relatou Monteiro. A expectativa, segundo ele, é de que a obra termine logo. “As tubulações estão apodrecidas e sempre que chove as ruas ficam alagadas”, informou.

Jessica Hübler