person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura autoriza obras de revitalização do Cais Mauá após sete anos de negociações

Investimento total envolve cerca de R$ 500 milhões, de recursos privados

Cerimônia contou com políticos e empresários | Foto: Guilherme Almeida
Uma novela perto do fim. É assim que pode ser resumida a longa trajetória de tentativas de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre, que completa praticamente três décadas, e que nesta terça ganhou um impulso importante. Em um evento que reuniu autoridades e empresários, a prefeitura da Capital entregou a Licença de Instalação (LI) ao empreendedor Cais Mauá do Brasil (CMB). Na prática, representa a autorização do início das obras de revitalização do local, que começará pelos armazéns portuários. Porém, antes de as mudanças começarem é preciso obter a ordem de início, que será concedida pela Secretaria Estadual de Transportes. A previsão da diretora da empresa, Júlia Costa, é que o cronograma seja concluído até o início de 2018 e as obras comecem efetivamente em março de 2018.

A partir daí terão as mudanças, que, nesta primeira etapa, envolvem os armazéns, abrindo uma série de oportunidades de negócios na região. O investimento total envolve cerca de R$ 500 milhões, de recursos privados. Além dos armazéns, serão realizadas melhorias na região das docas, inclusive com a construção de um centro comercial, e na região do Gasômetro, além de áreas públicas de lazer.

O empreendimento também se soma às transformações na região da orla do Guaíba, uma vez que o trecho entre a Usina do Gasômetro até a rótula das Cuias está em fase final de revitalização, totalizando cerca de 5 quilômetros de orla, como apontou o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior. Ao pedir a presença de diversas autoridades que ao longo dos últimos anos colaboraram para que o projeto fosse concretizado, ele entregou em mãos dos representantes da Cais Mauá Brasil a licença. E enfatizou que esse ato é um movimento contra os entraves aos negócios na Capital e que serve ainda como um chamamento para os investidores virem para Porto Alegre.

A região entre a região da Rodoviária até o Gasômetro foi concedida à empresa Cais Mauá do Brasil há cerca de sete anos. No ano passado, houve a emissão da Licença Prévia (LP), que compreende à viabilidade do projeto. Uma série de entraves marcou os últimos anos, gerando dificuldades na autorização.

As tratativas para tornar o projeto realidade puderam ser ilustradas nas presenças de diferentes autoridades estaduais e municipais, como o ex-governador Germano Rigotto e o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, entre outros.

Mauren Xavier