O prefeito Nelson Marchezan Júnior afirmou que com a mudança os permissionários terão uma gestão mais qualificada com mais segurança, limpeza e uma estrutura melhor. "Os permissionários nos seus contratos não serão afetados, mas no ponto de vista de espaço público haverá uma melhora significativa dos serviços", disse.
O prefeito afirmou que a PMI foi discutida diversas vezes com a Associação dos Permissionários e foi um processo tranquilo. O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, disse que a iniciativa tem objetivo de preservar os equipamentos e as estruturas tombadas, a continuidade dos contratos de permissão até o término de sua vigência e o impedimento de apresentação de soluções de incentivos fiscais e tributários não previstos na legislação.
Vanuzzi destacou ainda que o PMI serve como instrumento jurídico que irá permitir à iniciativa privada a elaboração de estudos técnicos e, também, de viabilidade econômica para os projetos de parceria público-privada. Para que ocorra o fechamento de contrato de concessão com o parceiro privado, é preciso desenvolver a modelagem do que será apresentado na licitação.
“É um processo de coleta de projetos e propostas da sociedade. Procedimento de manifestação de interesse é uma prática bem comum no mercado de infraestrutura e é uma forma transparente em que a concessão pública ouve o que sociedade, dos empresários, as organizações da sociedade civil têm a dizer a respeito de um determinado projeto”, apontou Vanuzzi.
O secretário afirmou que entre as propostas de remodelação do Mercado Público está a criação de um estacionamento de superfície (provavelmente no Largo Glênio Peres) e uma outra proposta de construção de um estacionamento subterrâneo.
A 2ª secretária da Associação do Comércio do Mercado Público Central, Adriana Kauer, afirmou que os permissionários são os que mais entendem do Mercado principalmente na questão de limpeza, manutenção e segurança. "Sempre falamos que nós gostaríamos de gerir o Mercado Público porque sabemos onde estão os problemas", explicou.
Segundo ela, os comerciantes sabem exatamente como a limpeza e a vigilância deve ser feita e o que falta na manutenção. Sabemos como podemos embelezar o Mercado Público", ressaltou. Adriana Kauer explicou que a PMI nada mais é do que os permissionários sempre falaram sobre as necessidades do Mercado Público.
Cláudio Isaías