person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura de Porto Alegre entrega novo núcleo de imunizações no Centro de Saúde IAPI

Rede de frio da sala de conservação foi montada com recursos encaminhados pelo Ministério da Saúde

Mensalmente, são movimentadas 120 mil doses de imunobiológicos na rede de vacinação | Foto: Ricardo Giusti

A Prefeitura de Porto Alegre entregou, nesta quinta-feira, uma nova central de armazenamento de imunobiológicos (incluindo vacinas) na área 9 do Centro de Saúde IAPI, localizado na rua 3 de Abril, 90, bairro Passo D’Areia, na zona Norte da Capital. Com a estrutura, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passará a abastecer unidades de saúde e hospitais a partir de dois núcleos de imunização, que estão em diferentes pontos da cidade: um na Zona Sul e outro na Zona Norte.

Segundo a SMS, a descentralização vai permitir aumento e mais agilidade na capacidade do Núcleo de Imunizações da Diretoria de Vigilância em Saúde em abastecer os serviços vacinadores e orientá-los tecnicamente em relação às especificidades de cada imunobiológico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Imunizações.

A rede de frio da sala de conservação foi montada com recursos encaminhados pelo Ministério da Saúde e está equipada com oito câmaras científicas de 500 litros, suficientes para armazenar até 22 mil doses de imunobiológicos. Mensalmente, são movimentadas 120 mil doses de imunobiológicos na rede de vacinação abastecida pela SMS.

Participaram da entrega da nova central de armazenamento de imunobiológicos o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mauro Sparta, o diretor da Vigilância em Saúde (DVS), Fernando Ritter, além de técnicos da DVS. "É um grande avanço para a estrutura de vacinação da rede pública de saúde na capital. Com a descentralização, ganhamos mais agilidade e segurança no estoque e distribuição de vacinas", afirmou Sparta.

Jessica Hübler