person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura de Porto Alegre publica novas regras para padrão de vestimenta dos taxistas

Homens poderão utilizar novamente bermudas e mulheres terão opção de blusa e camisa com colarinho

Diretor de operações da EPTC explica que resolução complementa a lei dos Táxis de Porto Alegre | Foto: Guilherme Testa

Os taxistas homens poderão utilizar novamente bermudas no período do verão e as mulheres terão uma nova padronização de vestimentas em Porto Alegre. As novas regras deverão ser publicadas no Diário Oficial de Porto Alegre até a próxima segunda-feira pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), atendendo a uma solicitação dos próprios profissionais. Segundo a resolução, a bermuda deverá ser de jeans, sarja ou social em qualquer cor. É necessária que seja lisa e com comprimento sobre o joelho, ou abaixo deste.

No caso das mulheres, as regras vão valer para o ano inteiro. Uma reclamação das profissionais era que as roupas eram consideradas "masculinizadas". A partir de agora, elas poderão usar blusa com colarinho em qualquer cor, única (lisa); camisa com colarinho em qualquer cor, única (lisa); saia de comprimento abaixo do joelho em qualquer cor, única (lisa); calça feminina do tipo “pescador”, em qualquer cor, única (lisa); colete, em qualquer cor, única (lisa); sapatilhas e sandálias presas ao pé, exceto do tipo chinelo. 

O diretor de operações da EPTC, Fábio Berwarger Juliano, explica que a resolução complementa a lei dos Táxis de Porto Alegre. A legislação fixou um padrão de vestimenta, entre outas determinações. "Conversamos com os taxistas e as taxistas para discutir a questão do uso das vestimentas. No caso deleS, condições para enfrentar o calor, mais leve. E, no delas, uma vestimenta que elas se sentissem melhor", destacou. 

Taxista há 17 anos, Sérgio Ferreira Rodrigues recebeu com satisfação a informação da liberação do uso de bermudas. Segundo ele, o ar-condicionado nem sempre dá conta do calor dentro do carro. "Teve dias que a temperatura estava insustentável. Não tem condições de ficar com roupas muito pesadas. A bermuda já aumenta o conforto", comentou ele. 

Mauren Xavier