person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura distribui armação de óculos para jovens com problemas de visão em Porto Alegre

Programa Porto Olhar Alegre contempla as faixas etárias de zero a 17 anos

| Foto: Mauro Schaefer

A Prefeitura de Porto Alegre realizou nesta sexta-feira a distribuição de armação de óculos para cerca de 50 crianças e adolescentes com problemas de visão no Centro de Saúde Santa Marta, na área central da cidade. A iniciativa integra o programa Porto Olhar Alegre, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

O projeto conta com recursos federais do Programa Saúde na Escola (PSE) e contempla as faixas etárias de zero a 17 anos. De acordo com Ingrid Machado Fagundes, integrante da área técnica do PSE na SMS, a partir de licitações anuais, é estabelecido fluxo com a ótica vencedora para a confecção de lentes e óculos com modelos e tamanhos variados que sejam adequados a cada faixa etária.

Vindas de diferentes regiões da cidade, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de escolher os modelos de armação durante a tarde desta sexta. Renan Rieger, de 7 anos, levou alguns minutos para decidir qual seria a armação dos seus novos óculos. Mas, quando escolheu, não teve mais dúvidas. “Gostei muito”, disse. A mãe, Michele Rieger, explicou que o garoto tinha dificuldades de acompanhar as aulas e foi diagnosticado com astigmatismo.

Já Marcelly, de 9 anos, vai usar óculos pela primeira vez. Quando escolheu o modelo, ganhou elogios da mãe, Glauce dos Santos. “Ela ficou muito bonita, esse programa é muito bom, pois eu não conseguia comprar os óculos para ela”, revelou.

Para participar do programa Porto Olhar Alegre, pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde de referência, conforme o endereço de moradia, e solicitar uma avaliação oftalmológica. A triagem é feita pelas unidades de saúde em alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Porto Alegre pactuadas no PSE. Os óculos poderão ser retirados em até 30 dias nas unidades de saúde mais próximas.

Eduardo Andrejew