person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura segue com imunização de adolescentes contra a Covid-19 em Porto Alegre

Executivo reiterou que irá seguir as orientações da Anvisa apesar da decisão do Ministério da Saúde

Atualmente, adolescentes com 15 anos ou mais estão sendo contemplados com a vacina da Pfizer | Foto: Guilherme Almeida

A cidade de Porto Alegre é mais uma no Brasil a não paralisar a imunização de adolescentes contra a Covid-19, contrariando a decisão do Ministério da Saúde de suspender a aplicação das doses nesta faixa etária. Seguindo a mesma postura do governo do Rio Grande do Sul, a Capital reiterou, na noite desta sexta-feira, que irá se basear no Plano Nacional de Imunização (PNI) e nas orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para manter a vacinação na cidade. 

Atualmente, adolescentes com 15 anos ou mais estão sendo contemplados com a vacina da Pfizer, que tem a aprovação da Anvisa para ser aplicada nesta faixa etária. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município conta com 90 mil vacinas Pfizer em estoque - número considerado suficiente para atender todas idades até os 12 anos.

Ainda segundo a prefeitura, a adoção desta estratégia busca conter a disseminação da Covid-19 e contribuir para retomada das atividades econômicas de forma segura.

Capital mantém vacinação contra Covid-19 no fim de semana e no feriado

A Prefeitura de Porto Alegre preparou esquema especial de vacinação contra a Covid-19 para este final de semana e para o feriado de 20 de setembro. Na Capital, podem se vacinar todos os porto-alegrenses com 15 anos ou mais. No sábado, 18, domingo, 19, e segunda, 20, a população pode buscar os locais de vacinação para receber a primeira, segunda e terceira dose do imunizante.

Haverá vacinação no sábado em nove locais: Centro Evangelístico da Assembleia de Deus (av. Bento Gonçalves, 343 - Azenha), Shopping João Pessoa (av. João Pessoa, 1831 - Farroupilha - Loja 01) e sete unidades de saúde, das 9h às 17h. No domingo, a Unidade Móvel de Saúde leva a vacinação até a comunidade do bairro Floresta, no Centro Social Marista Irmão Bortolini (av. Voluntários da Pátria, 1940), das 9h às 13h. Já na segunda-feira, serão nove pontos de vacinação: seis unidades de saúde, além da Casa do Gaúcho e do Centro de Educação Ambiental (CEA) Bom Jesus.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. 

Segunda dose 

O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 24 de julho. A segunda dose da Pfizer será aplicada em todos os pontos. Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 21 de agosto (Coronavac) e 10 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Dose de reforço

Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 18 de março e pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Segunda dose da AstraZeneca 

A aplicação da segunda dose segue disponível para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas e para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Não haverá segunda dose de Pfizer. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Onde se vacinar no sábado, 18:
- Centro Evangelístico da Assembleia de Deus - av. Bento Gonçalves, 343 - Azenha. Horário: 9h às 17h
- Shopping João Pessoa - av. João Pessoa, 1831 - Farroupilha - Loja 01. Horário: 9h às 17h

Onde se vacinar no domingo, 19:
- Unidade Móvel de Saúde instalada no Centro Social Marista Irmão Bortolini - (av. Voluntários da Pátria, 1940 - bairro Floresta). Horário: 9h às 13h.

Onde se vacinar na segunda-feira, 20:
- Casa do Gaúcho (Parque Harmonia) - R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301 (entrada pela churrascaria em frente ao TRF4). Horário: 9h às 17h
- Centro de Educação Ambiental - CEA Bom Jesus - av. Joaquim Porto Vilanova, 143 - Vila Pinto - Bom Jesus. Horário: 9h às 17h
- US Belém Novo - R. Florêncio Farias,195 - Belém Novo. Horário: 8h às 17h
- US Lomba do Pinheiro - Estr. João de Oliveira Remião, 6111 - Agronomia. Horário: 8h às 17h
- US Rubem Berta - R. Wolfram Metzler, 675 - Rubem Berta. Horário: 8h às 17h
- US Santa Tereza - R. Dona Otília, 5 - Santa Tereza. Horário: 8h às 17h
- US Tristeza - Av. Wenceslau Escobar, 2442 - Tristeza. Horário: 8h às 17h 
- US Vila Ipiranga - R. Alberto Silva, 1830 - Vila Ipiranga. Horário: 8h às 17h

 

Correio do Povo