person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Presidente da Salton fala na live Insights do Grupo Record RS

Encontro abordou a transformação na gestão de empresas centenárias

Live abordou desafios de empresas centenárias | Foto: Reprodução / CP

Olhar para frente, aprendendo novos modelos, mesmo com acertos de mais de cem anos de trabalho. A terceira edição da live “Insights: palco de inovação, tendências e debates”, promovida pelo Grupo Record RS, abordou a transformação na gestão de empresas centenárias com a participação do presidente da vinícola Salton, Maurício Salton. O encontro virtual foi mediado pelo diretor comercial do Correio do Povo, João Müller.

Com 110 anos de existência, a Salton tem a transformação como uma constante no negócio, segundo Maurício. “Sempre foi assim, seja nos aspectos de produtos, de gestão e de estilo”. A empresa, atual líder na comercialização de espumantes no Brasil, também trabalha com vinhos, destilantes, frisantes, sucos e chás. “Ampliamos recentemente nosso negócio para o mercado externo, que já está rendendo frutos interessantes”, contou o líder da vinícola, que lembrou dos tempos em que a Salton era apenas uma pequena mercearia. Durante a live, foram mostradas as quatro unidades da empresa, uma delas em São Paulo.

Hoje em dia, o negócio é gerido pela quarta geração da família, seguindo os passos do seu fundador, Paulo Salton. Desde a terceira, um movimento interno contribuiu com a prosperidade da empresa, segundo Maurício. “Tivemos o propósito de separar os interesses pessoais dos objetivos profissionais, o que nos levou a aprendizados para a sustentabilidade da vinícola. É uma empresa familiar, sim, mas profissional”, ensina. A Salton, nos últimos anos, investiu na qualificação da gestão. “Os desafios que o Brasil e o mercado em geral nos coloca exigiu uma estrutura mais robusta, com definição de valores. Temos um comitê de gestão que trabalha com o conselho de administração. E, também uma assessoria estratégia que faz a crítica do dia a dia sob o olhar de novas oportunidades”, relatou Maurício.

O presidente da vinícola Salton apresentou o perfil da diretoria, missão e princípios do negócio, divididos em quatro valores: tradição, família, espírito e transformação. “O que nos carrega como empresa centenária, que perdura sem perder sua identidade, são valores autênticos e fazem parte da nossa rotina e atitudes”, expôs Maurício, que explanou, em seguida, o desafio para o futuro. “A empresa tem que se manter inovadora, admirada por suas práticas, princípios e produtos, seguindo com seus valores de geração para geração”, explicou, mostrando a linha de tempo da empresa que, além da vinícola, aposta em empreendimentos imobiliários e turísticos. “É uma diversificação do escopo de nosso negócio”, lembrou.

Com uma presença em mais de 25 países, a Salton cresceu 60% nas exportações em 2020. “Entendemos nossa identidade no mercado externo, os espumantes são nossa grande referência. Com o tempo, corrigimos nossa concepção na elaboração de alguns produtos, não nos fechamos apenas no modelo que já tinha dado certo”, enfatizou Maurício, que enxerga a internacionalização da empresa como um próximo passo feliz, tendo em vista a trajetória de começo simples da vinícola.

Correio do Povo