person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Previsão de chuva transfere remoção de peixes do Rio dos Sinos

Segunda retirada de cardumes de trecho poluído ficou para 23 de dezembro

A segunda remoção de peixes no trecho mais poluído do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, foi transferida para o dia 23 de dezembro, às 6h. Segundo o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), a ameaça de temporais no fim de semana adiou o serviço.

Os peixes serão retirados, como já ocorrido no sábado passado, do trecho entre a foz dos arroios Portão e João Corrêa, em São Leopoldo, e levados até a Prainha Dourada, em Sapiranga, onde a qualidade da água é melhor. Depois de capturado com uma rede especial, o cardume é transportado em um caminhão com 5 mil litros de água. No primeiro fim de semana, 52 mil animais foram transferidos.

No trecho leopoldense, o nível do rio está em 1,20 m. O oxigênio dissolvido está em 1,4 miligrama por litro, sendo que o mínimo para garantir a vida no manancial é de 2 mg/l. Em Sapiranga, os números são melhores: o oxigênio está em 3 mg/l. A região da Prainha dispõe de mais banhados e áreas de preservação, segundo o diretor-executivo do Consórcio Pró-Sinos, Julio Dorneles.


Bookmark and Share

Ronaldo Berwanger / Rádio Guaíba