person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Previsão de novas chuvas preocupa famílias em Bagé

Prefeitura mantém 25 pessoas em abrigos emergenciais instalados em um ginásio do município

A previsão de novas chuvas, que se confirmaram na manhã desta quinta-feira e se estendem para os próximos três dias, preocupam os moradores das margens do Arroio Bagé. Famílias tiveram suas casas alagadas pela enchente desta quarta-feira e ainda estão desalojadas ou desabrigadas. Muitas dessas pessoas começaram na quarta mesmo a limpeza das casas, auxiliadas por familiares, amigos e vizinhos e já estão retornando, apesar das previsões do tempo.

Segundo o prefeito Luís Eduardo Colombo, a Prefeitura mantém 25 pessoas em abrigos emergenciais instalados no Ginásio Presidente Médici e Escola São Pedro. Todas estão recebendo alimentação e agasalhos. A Defesa Civil do Estado já liberou 100 sacolões de alimentos para as famílias que tiveram os seus pertences levados pelas águas. Também estão sendo liberados 20 kits com colchões e travesseiros para as vítimas. Esses produtos serão transportados de Porto Alegre para Bagé num caminhão cedido pelo Exército Brasileiro, ainda hoje.

O prefeito anunciou nesta quinta-feira que o Decreto de Situação de Emergência emitido ontem já foi comunicado ao Conselho Nacional de Defesa Civil e à Defesa Civil do Estado, para habilitar o Município ao recebimento de recursos externos, a fim minimizar os problemas sociais causados pelo temporal. Ele também antecipou que a Prefeitura vai realizar o cadastramento das famílias que moram às margens do Arroio Bagé, que terão prioridade na aquisição das casas do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Jossicar Saraiva/Correio do Povo