person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Primeiro dia de South Summit registra engarrafamento no Centro Histórico de Porto Alegre

Fluxo intenso de veículos provocou reflexos no acesso à Capital pela avenida Mauá

| Foto: Matheus Piccini

Quem decidiu participar do primeiro dia do evento South Summit, no Cais Mauá, no Centro Histórico, precisou de paciência para encarar o engarrafamento provocado na avenida Mauá. O fluxo intenso de veículos na região provocou reflexos no acesso à Capital pela avenida Castelo Branco, que desde às 9h registrava lentidão no trânsito - também por conta da chuva que atingiu Porto Alegre. 

No acesso ao túnel da Conceição, apenas um agente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) observava o movimento nas vias próximas à Estação Rodoviária. Um número maior de agentes de trânsito orientava os motoristas próximo à entrada do Cais Mauá - onde ocorre a feira de tecnologia e inovação - na esquina das avenidas Padré Tomé e Mauá. 

Mesmo com a liberação da faixa exclusiva de ônibus das avenidas Mauá e Presidente João Goulart, que está compartilhada com os demais veículos durante os dias do evento, as quatro pistas estavam tomadas por automóveis, motocicletas e ônibus de excursões. Na rua Duque de Caxias e na avenida Siqueira Campos, também houve lentidão por conta do engarrafamento. 

O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, garante que 'muitos agentes' monitoram as vias do entorno do evento, com rondas de motocicletas e a pé para sanar problemas que eventualmente 'vão surgir'. Ramires explica que pela manhã foram registrados três acidentes. Dois ocorreram na rua Sarmento Leite, próximo à avenida Osvaldo Aranha, e outro no Túnel da Conceição.

Como é o primeiro dia de evento, Ramires observa que muitos participantes estão confusos para encontrar o local de credenciamento e dos estandes. "Evidentemente vai ter reflexos no horário de pico, entre 8h e 9h, e vai se dar nas vias do entorno do evento. A cidade continua acontecendo. É um grande evento, importantíssimo, e todo mundo está de olho em Porto Alegre, que tem a expectativa de receber de 15 a 20 mil participantes", explica.

Ele afirma que todo o planejamento para garantir a mobilidade urbana está sendo executado pelos órgãos de segurança e fiscalização. Para os próximos dois dias de evento, Ramires sugere que os participantes também utilizem os serviços de transporte público e por aplicativos, além de buscar estacionamentos em outros locais, como o localizado no Parque Harmonia. "O pessoal pode chegar até lá pela avenida Edvaldo Paiva", recomenda.

Felipe Samuel