person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Problemas operacionais atrasam 13º para parte dos servidores da prefeitura de Porto Alegre

Bonificação, que deveria ser paga hoje, deve ser depositada na quarta-feira

15,2 mil servidores municipais optaram por receber o 13º parcelado | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória
Devido a problemas operacionais no processamento de arquivos do 13º salário enviados pela prefeitura de Porto Alegre à Caixa Econômica Federal, servidores de dois órgãos municipais, aposentados e pensionistas receberão os valores da primeira parcela da gratificação com atraso. A bonificação, que deveria estar hoje na conta dos servidores, deve ser depositada apenas na quarta-feira.

Segundo a prefeitura, servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e os aposentados e pensionistas do Previmpa terão os valores disponíveis em suas contas bancárias nas primeiras horas da quarta-feira, acrescido de correção monetária pelo IPCA, mais juros legais, equivalente a 1,42% ao mês, conforme previsto no artigo 2º da Lei.

São 15,2 mil servidores municipais que optaram por não antecipar o valor do 13º. A primeira das dez parcelas da gratificação está sendo paga neste mês. De acordo com a prefeitura, o valor mensal dos encargos ficou em R$ 9 milhões.

O município também indeniza, nesta terça-feira, os 11,4 mil servidores públicos e agentes políticos que anteciparam o 13º salário junto ao Banrisul. O contrato é firmado entre o servidor e o Banrisul, porém a prefeitura indenizará o funcionário com valores equivalentes ao custo da operação que é de 2,375% ao mês, que serão creditados na conta do servidor e descontados pelo banco no mesmo momento. O valor mensal com os encargos corresponde a R$ 6,5 milhões.

Correio do Povo