person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Procura pela 2ª dose das vacinas segue intensa nos postos de saúde de Porto Alegre

Imunizantes da AstraZeneca, da Coronavac e da Pfizer foram aplicados em seis unidades da Capital

População voltou a procurar os postos de saúde nesta quinta-feira | Foto: Guilherme Almeida

A população voltou a procurar os postos de saúde nesta quinta-feira para realizar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes da AstraZeneca, da Coronavac e da Pfizer foram aplicados em seis unidades de saúde de Porto Alegre. Desde cedo, os postos de saúde registraram filas e uma intensa circulação de pessoas em busca da imunização contra o coronavírus.

No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, a auxiliar administrativa Eliane Freitas, disse que estava feliz por ter feito a segunda dose da vacina Coronavac. "Queria realizar o mais rápido a aplicação da segunda dose. Graças a Deus deu tudo certo", ressaltou. Ela chegou ao posto de saúde por volta das 7h.

Moradora do bairro, a técnica em informática Renata Machado recebeu a segunda dose da Pfizer. "A gente se protege com a vacina. Agora, é redobrar os cuidados, ou seja, usar máscara e evitar aglomerações", acrescentou.

O técnico em hidráulica Régis Ferreira, que recebeu a segunda dose da AstraZeneca/Oxford afirmou que "espera que todas as pessoas sejam imunizadas o mais rápido possível." A auxiliar administrativa Sandra Melo afirmou que estava contente por ter feito as duas doses da vacina contra coronavírus.

Para a aplicação da segunda dose, as pessoas precisam levar documento de identidade e carteira de vacinação com registro da realização da primeira dose.

No Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, o público chegou cedo para realizar a segunda imunização contra a Covid-19. Como aconteceu na quarta-feira, algumas pessoas foram hoje em busca da primeira imunização contra a Covid-19, mas os funcionários da unidade de saúde informaram que não havia a aplicação da primeira dose. Na entrada da unidade, havia um cartaz com um alerta sobre a suspensão temporária da D1 dose da vacina contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda o recebimento de novas remessas para retomar a imunização da primeira dose. O prazo da segunda dose depende da vacina: Astrazeneca (12 semanas após a primeira aplicação); Coronavac (para quem fez a primeira dose há mais de 28 dias) e a Pfizer (quem realizou a primeira dose há mais de 21 dias).

O atendimento nas seis unidades de saúde - Álvaro Difini, Camaquã, IAPI, Centro de Saúde Modelo, Santa Cecília e Centro de Saúde Santa Marta - nesta quinta-feira começou às 8h e encerra às 17h.

Cláudio Isaías