person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto leva crianças de escolas públicas a passeio pelo Guaíba

Iniciativa proporciona jovens a conhecerem a rotina de marinheiros em uma embarcação

Projeto “Marinheiro por um dia” é voltado a estudantes inscritos nos ensinos Fundamental e Médio | Foto: Guilherme Testa

O projeto "Marinheiro por um dia" desenvolvido pela Marinha do Brasil levou os alunos de uma escola pública de Porto Alegre a vivenciar uma aventura pelo Guaíba nesta terça-feira. A bordo do Cisne Branco, 30 estudantes do projeto Habilidades de Estudo do Sesc Navegantes, com idade entre 8 e 15 anos, conheceram um pouco do trabalho desenvolvido pelos integrantes da Capitania Fluvial de Porto Alegre. 

Durante duas horas, os jovens receberam informações sobre a Marinha brasileira, noções de navegação e das atividades feitas pelos marinheiros em uma embarcação. Eles foram divididos em três grupos e por cerca de dez minutos ouviram explicações da equipe sobre o funcionamento de um navio.

Curiosidades e histórias

Curiosos, os estudantes questionaram os militares sobre a possibilidade do barco virar. Os marinheiros aproveitaram o encontro para falar sobre a responsabilidade que é realizar o policiamento da costa brasileira e das águas interiores. 

Abordaram ainda a trajetória dos heróis gaúchos da Marinha do Brasil: o almirante Joaquim Francisco de Abreu; o imperial marinheiro Marcílio Dias e o Marquês de Tamandaré, o Joaquim Marques Lisboa.

Fotos: Guilherme Testa

A equipe do Cisne Branco apresentou a história do barco e dos pontos turísticos da Capital como a Usina do Gasômetro, a nova Orla do Guaíba, projetada pelo arquiteto Jaime Lerner, os estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio, o Cais Mauá e a nova Ponte do Guaíba. Muitos dos jovens que estavam no passeio ainda não conheciam a cidade vista pelo ângulo do Guaíba. 

Iniciativa mensal 

A atividade foi organizada pela Capitania Fluvial de Porto Alegre em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre, com o Sesc/RS e com o barco Cisne Branco. O capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos, comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre, informou que a iniciativa será realizada duas vezes por mês. Ela foi criada pelo 5º Distrito Naval de Rio Grande. "A nossa proposta com essa ação foi mostrar as atividades da Marinha brasileira e a importância das vias navegáveis para a economia do nosso país", destacou. 

Segundo Santos, a Marinha do Brasil tem como lema "protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente". O projeto da Marinha, que envolve a participação de escolas públicas, será desenvolvido até o mês de dezembro em Porto Alegre. A iniciativa também é realizada na cidade de Rio Grande. 

Conforme o capitão de Mar e Guerra, o projeto “Marinheiro por um dia” é voltado a estudantes inscritos nos ensinos Fundamental e Médio. Gratuito, será realizado a cada quinze dias, sempre nas terças-feiras pela manhã. O público-alvo do projeto são crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 14 anos. 

As instituições interessadas em realizar a inscrição no projeto devem entrar em contato pelo telefone (51) 3226.1711, no ramal 225, ou pelo e-mail: cfpa.secom@marinha.mil.br.

Claudio Isaías