person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

QI inaugura agência de empregos em Porto Alegre

Serviço gratuito tem como objetivo recolocar jovens no mercado de trabalho e fomentar economia criativa do 4º Distrito da Capital

Projeto "Corrente do Bem" fica localizado na avenida Farrapos, em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

A agência de empregos Corrente do Bem, um projeto da QI Faculdade & Escola Técnica, começa a funcionar nesta sexta-feira na avenida Farrapos, 3852, junto à Lebes Life Store, na zona Norte de Porto Alegre.

A estrutura terá neste primeiro momento dez profissionais especializados no recrutamento e seleção e a ideia é atender cerca de 75 pessoas por dia. No local, haverá uma ferramenta de levantamento de perfil e, ainda, sistema gerenciais automatizados para cadastros e triagem de candidatos. Todo o serviço é gratuito para receber os candidatos interessados em vagas de emprego e para as pequenas e médias empresas do 4º Distrito.

A agência, segundo Regina Teixeira, diretora da mantenedora QI Faculdade & Escola Técnica, tem o objetivo de criar vagas de emprego, de recolocação profissional e impulsionar a economia na região do 4º Distrito.

Já Márcia Oliveira, gestora do projeto Corrente do Bem, a agência tem o objetivo de apoiar a transformação social na região do 4º Distrito de Porto Alegre. "Com essa iniciativa, a QI busca colaborar com empresas locais e pessoas em busca de uma primeira oportunidade de trabalho ou recolocação. Contratar o profissional certo para a vaga certa será uma das premissas da agência Corrente do Bem", ressaltou. 

A estrutura a partir de amanhã estará aberta para receber os candidatos, que farão cadastro e receberão orientações sobre como elaborar um currículo, postura e qualificação em diversas áreas, com professores e convidados da QI. “A preocupação com a comunidade está em nosso DNA, onde a QI se estabelece todo o entorno se desenvolve, e queremos fazer isso de forma mais ativa em uma região da Capital que precisa se revitalizar”, acrescentou Regina Teixeira.

A unidade Farrapos da QI Faculdade & Escola Técnica, no bairro Floresta, na zona Norte da Capital, está localizada no chamado 4º Distrito, que é composto pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos. A região da cidade foi reconhecida por ser a zona industrial de Porto Alegre no início do século 20, abrigando e atraindo empresas diversas.

Conforme Regina Teixeira, após sucessivas crises econômicas e o assédio de outros municípios em função da guerra fiscal e tributária, Porto Alegre perdeu esse capital industrial e precisou se reinventar. "Através de investimentos em infraestrutura e de projetos relacionados à tecnologia e inovação, nos últimos anos o 4º Distrito vem se desenvolvendo e atraindo novamente a atenção econômica", ressaltou. Startups, coworkings, empresas da economia colaborativa estão situadas hoje na região.

No entanto, Regina Teixeira afirma que ainda são grandes os desafios. "É preciso unir esforços para gerar mão de obra qualificada para atender a atual demanda e também para atrair novos investidores e empresas para se instalarem nesses bairros", explicou. 

De acordo Regina Teixeira, a cada vaga preenchida, empresa e candidato serão convidados a fazer a aquisição espontânea de produtos para abastecer a “prateleira social”, uma etapa do projeto social que promove a troca de produtos por ações sociais. Qualquer pessoa poderá adquirir os produtos disponíveis na “prateleira social” através da “Moeda Corrente do Bem”, que terá como câmbio ações voluntárias, como a doação de sangue, alimentos não perecíveis, materiais de higiene.

"A QI pretende colaborar com as empresas do 4º Distrito, porque são elas que geram trabalho e ganhos que proporcionam de forma digna aos cidadãos conquistarem seu sustento e de suas famílias", acrescentou. As empresas e os candidatos interessados em obter mais informações sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: correntedobem@qi.edu.br.

Cláudio Isaías