person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Racionamento em Erechim pode ser suspenso nesta terça

Cidade está há mais de dois meses com restrição no consumo de água

Racionamento pode terminar nesta terça-feira | Foto: Rodrigo Finardi / Especial CP
O gerente da Corsan de Erechim, Rodimar Passaglia, afirmou nesta segunda-feira que o racionamento de água à população da cidade pode ser suspenso nesta terça-feira. O anúncio caberá à direção da companhia, em Porto Alegre. Nesta tarde, técnicos da Corsan estiveram na área do reservatório para analisar a situação e coletar algumas informações que deem suporte à decisão da direção da companhia.

De acordo com o gerente da Corsan em Erechim, as informações serão enviadas à direção da empresa na Capital para decidir sobre o fim do racionamento de água na cidade ou não. Passaglia confirmou que a tendência indica pela suspensão da medida restritiva na distribuição de água aos 97 mil moradores do município. Até esta segunda, foram 67 dias de racionamento, que começou em 6 de abril, quando o nível da barragem marcou 3,09 metros abaixo do normal.

A restrição poderá chegar ao fim graças à chuva de 53 milímetros (mm) no domingo. Segundo a Cotrel, Erechim registra 78 mm de precipitações em junho. Isto já é mais que os 59 mm de chuvas registradas nos 11 primeiros dias de junho do ano passado, quando não houve racionamento.

Desde que o racionamento foi posto em prática, a cidade foi dividida em dois setores que se revezam a cada 14h sem água. Nesta segunda-feira à tarde o lago já estava com 2,04 metros ainda abaixo do normal, mas em franca recuperação. O ingresso de água era suficiente para permitir uma projeção positiva de elevação do nível do lago durante os próximos dias da semana.

Caminhões-tanque foram liberados

Há duas semanas, a Corsan chegou admitiu que a medida poderia ser suspensa com o reservatório a 2,50 metros abaixo do normal, índice superado nesta segunda-feira. Os caminhões-tanque contratados pela companhia para buscar água em Gaurama e outras fontes da região foram liberados do serviço nesta segunda. Os veículos passaram mais de um mês transportando 2,4 milhões de litros de água/dia até Erechim.

A Corsan deve divulgar uma nota nesta terça-feira, 12, sobre a medida que ainda restringe o abastecimento de água à população.

Chuva foi boa para diversos municípios

A chuva registrada até a noite de domingo, somou 53 mm em Erechim e 60 mm nos municípios de Itatiba do Sul, Gaurama e Aratiba. Em Ponte Preta choveu 40 mm e em Severiano de Almeida 41 mm. Nos municípios de Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul foram registrados 38 mm. Os dois maiores reservatórios de água do norte do Estado vêm aumentando seu volume de água. O lago da Usina Hidrelétrica Itá que estava 9,49% cheio às 15h de domingo, nesta segunda-feira no mesmo horário já tinha 13,61 % de água. O lago da usina Hidrelétrica Machadinho tinha às 15h de domingo 14,74% de água. Nesta segunda-feira no mesmo horário estava 17,84 % cheio. Nos dois reservatórios o ingresso de água já é maior que o volume usado para gerar energia. A usina Itá fica entre Aratiba (RS) e Itá (SC) enquanto que a de Machadinho fica entre os municípios de Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC).

Bookmark and Share

José Ody / Correio do Povo