person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Reforma do Terminal Triângulo começará na próxima semana

Previsão é de que obras sejam concluídas em dezembro

Usuários precisam subir escadas quando elevadores têm problemas | Foto: Guilherme Testa
Os trabalhos de reforma do Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil, na zona Norte de Porto Alegre, por onde circulam 45 mil pessoas diariamente, começarão na próxima segunda-feira. O anúncio foi feito nessa manhã pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari. A previsão é de que as obras estejam concluídas no mês de dezembro.

Segundo Cappellari, serão recuperados o telhado e as estruturas metálicas que ficaram comprometidas após um temporal na Capital em dezembro de 2014. Além disso, o terminal será todo pintado. O investimento na obra é de R$ 1,1 milhão. A prefeitura de Porto Alegre realizou um pregão para contratação da empresa.



No terminal circulam ônibus de Porto Alegre e também de cidades da Região Metropolitana, como Gravataí, Cachoeirinha, Viamão e Alvorada. Entre os usuários que utilizam o terminal há reclamações. Entre elas, o funcionamento do elevador, no acesso da avenida Assis Brasil com Baltazar de Oliveira Garcia, próximo ao supermercado Nacional, e a segurança no local.

O aposentado Gentil Aguiar, morador da Guadalajara, no bairro Jardim Sabará, afirmou que é obrigado a usar as escadas para acessar o terminal. “Funciona um pouco e logo em seguida entra em manutenção”. Ele reclamou também das condições de higiene e da falta de segurança no Terminal Triângulo. “É forte o odor de urina e não temos vigilantes no terminal”. A aposentada Solange Tietz também criticou o fato do elevador estar desativado. “Subo as escadas bem devagar”, lamentou. No saguão do terminal, a única informação aos usuários é uma placa com a mensagem “Desculpe o transtorno. Elevador de acesso desativado para manutenção”.

O diretor-presidente da EPTC afirmou que o elevador não está desativado há meses como afirmaram os usuários. Segundo Cappellari, a empresa contratada pela prefeitura de Porto Alegre realiza uma vistoria periódica dos elevadores dos terminais Triângulo, José Utzig, na avenida Benjamin Constant, e Mendes Ribeiro, na rótula da Protásio Alves com Carlos Gomes. Assim é possível encontrar o equipamento em manutenção. Cappellari disse que além da recuperação das estruturas, a prefeitura trabalha na qualificação da segurança no local, principalmente nos túneis. Ainda esta semana, entram em funcionamento três câmeras de videomonitoramento para coibir as ocorrências de vandalismo.

Cláudio Isaias