person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Removido caminhão que derrubou ponte em Jaguari

Trabalho do Exército foi finalizado por volta do meio-dia desta quarta-feira

Ponte desabou ao não aguentar peso de caminhã | Foto: Divulgação Brigada Militar / CP
O Exército encerrou, perto do meio-dia, o trabalho de retirada do caminhão que derrubou parte de uma ponte centenária em Jaguari, na região Central do Estado. De acordo com o prefeito João Mário Cristófari, os militares foram chamados após a negativa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em auxiliar: “nós acionamos o Daer, mesmo sendo uma estrada municipal, em virtude da estrutura que o Departamento possui, mas a direção afirma não ter capacidade técnica de efetuar a retirada. Desse modo, acionamos o Exército”. A estrada, que é municipal, liga uma região isolada ao centro de Jaguari.

O caminhão vai ser encaminhado para perícia e o trabalho vai determinar se havia sobrepeso na carga. A ponte, construída em 1899, já havia passado por uma série de vistorias, mas não tinha um limite de peso. Cristófari ressaltou que os cerca de 30 militares que trabalharam na retirada do veículo alertaram também para a questão ambiental, uma vez que havia risco de vazamento de combustível. Na carroceria, havia uma carga de soja. Além do caminhão, um Saveiro caiu da ponte, na tarde de domingo. O motorista escapou ileso mesmo com o carro submerso na água. 

Um decreto de situação de emergência só vai ser encaminhado à Defesa Civil estadual após essa análise. É preciso avaliar os prejuízos causados pelo acidente para determinar se o caso se enquadra ou não nos parâmetros para a homologação do decreto.

Ananda Müller/Rádio Guaíba