person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Restaurantes do Mercado Público devem reabrir em dezembro

Estimativa inicial previa que estabelecimentos voltassem a funcionar até o fim de novembro

Restaurantes do Mercado Público devem reabrir em dezembro | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória
Sete estabelecimentos comerciais do andar térreo do Mercado Público da Capital que foram atingidos pelo incêndio de julho vão reabrir com duas semanas de atraso em relação ao previsto. A estimativa inicial que cinco restaurantes, uma doceria e uma sorveteria no centro de eventos voltassem a funcionar até o dia 30 deste mês. Em função da realização de um evento religioso no Mercado e no Largo Glênio Peres, a instalação dos pontos atrasou. A nova data estabelecida é 15 de dezembro. 

Somente 20% da obra foi finalizada, segundo o engenheiro responsável, Régis Pegoraro. A colocação das estruturas de gesso acartonado para dividir o espaço e as instalações elétricas e hidráulicas ainda não foram iniciadas. A previsão é de trabalho durante três turnos com 15 operários para evitar novo atraso.

Já a restauração do Mercado deve começar na primeira metade de dezembro. A Prefeitura ainda espera a liberação da autorização do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prefeito José Fortunati já assinou, na semana passada, um Termo de Compromisso que permite o acesso aos recursos destinados pelo próprio Iphan. A primeira parcela do montante para revitalizar o local já foi liberada pelo governo federal.

“Imaginávamos que por ter passado por um sinistro o trâmite seria mais rápido, mas precisamos respeitar a organização do Iphan e a burocracia. É normal”, explica o coordenador do Mercado, Antônio Lorenzi. Amanhã o dirigente se reúne com a empreiteira para planejar quais providências serão tomadas a partir da ordem de início das obras.

Bookmark and Share

Samantha Klein / Rádio Guaíba