person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Resultado de análise sobre água de Porto Alegre será divulgado à tarde

Causas do cheiro e gosto desagradáveis são investigadas desde o final de maio

Concentração elevada de uma bactéria foi encontrada em uma casa de bombeamento do DEP | Foto: Mauro Schefer / CP Memória
Laudos sobre as causas das alterações na água potável de Porto Alegre, vindos de São Paulo, chegam nesta tarde ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). As conclusões devem ser divulgadas após reunião fechada do grupo de trabalho que analisa o problema, formado por órgãos da Prefeitura e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O encontro começa às 14h, na sede do Dmae.

Bactéria é responsável pela alteração da água de Porto Alegre, indica Fepam
Alteração no Guaíba provoca gosto e cheiro ruim na água
Leia mais sobre o Rio Guaíba

Até agora, os técnicos locais indicaram que uma bactéria, supostamente inofensiva à saúde, pode ser a responsável pelo cheiro e gosto desagradáveis na água. Uma concentração elevada da bactéria — do tipo actinomiceto — foi encontrada em uma casa de bombeamento do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais), na zona Norte. Indícios do problema também foram encontrados em uma estação da Trensurb.

A prefeitura informou também que investiga a atividade de uma empresa de tratamento de esgotos que opera na orla do Guaíba. A Cettraliq, localizada no bairro Navegantes, é credenciada pela Fepam mas não tem licença regular com a Prefeitura.

Na semana passada, a Fepam ainda divulgou o início de um programa para monitorar permanentemente a qualidade da água do Guaíba, em cinco pontos da Capital. Moradores de várias regiões da cidade reclamam das alterações desde o final de maio.

Bibiana Borba / Rádio Guaíba