person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Retomada instalação de GPS nos táxis de Porto Alegre

Atualmente, cerca de 1,3 mil veículos já contam com o sistema

Atualmente, cerca de 1,3 mil veículos já contam com o sistema | Foto: Tarsila Pereira
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) retomou nesta terça-feira a instalação de GPS na frota de táxis de Porto Alegre. A meta é instalar o equipamento em 20 veículos por dia. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, informou que até a primeira quinzena de abril a colocação do GPS nos 2.621 táxis que circulam na Capital deverá estar concluída. Atualmente, cerca de 1,3 mil veículos já contam com o sistema.

Conforme Cappellari, a proposta da empresa é contribuir para aprimorar o monitoramento e a fiscalização do serviço público, além de auxiliar na segurança dos taxistas e passageiros, pois permite verificar a localização do automóvel em tempo real. A cada mil instalações, a EPTC e a empresa responsável pela colocação dos equipamentos farão uma reavaliação do sistema. “O resultado, até o momento, é muito satisfatório. Sete táxis já foram resgatados graças ao GPS, a maioria vítima de roubo”, acrescentou.

De acordo com o diretor-presidente da EPTC, após um ano de instalação do sistema de GPS, a prefeitura de Porto Alegre pretende realizar um estudo para verificar a necessidade ou não de ampliação da frota, com a possibilidade de criar novos prefixos se for necessário. A frota de táxi de Porto Alegre conta com 3.921 veículos. Segundo ele, está em andamento na Secretaria Municipal da Fazenda a abertura de um edital de licitação para a colocação de 87 novos veículos na Capital.

Segundo Cappellari, a locação do sistema será de responsabilidade do permissionário que pagará uma taxa de R$ 36,00 por mês pela utilização do equipamento. “Os usuários podem ficar tranquilos que não haverá reajuste da tarifa dos táxis em razão da colocação do GPS nos veículos”, ressaltou.

Cláudio Isaías