person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Retomados atendimentos pelo SUS no Hospital Parque Belém

Casa de saúde recebe internações clínicas de baixa complexidade

Somente cinco dos 10 leitos com estrutura para receber pacientes serão utilizados pela Secretaria | Foto: Hospital Parque Belém / Divulgação / CP Memória
Após um encontro em que a direção apresentou as escalas de serviço de médicos e enfermeiros, nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal da Saúde definiu a retomada do atendimento de pacientes do SUS no Hospital Parque Belém, na zona Sul da Capital. A decisão foi tomada após duas suspensões de encaminhamento de pessoas em menos de um mês.

Secretaria suspende envio de pacientes à UTI do Parque Belém
Parque Belém diz não ter sido comunicado sobre suspensão de envio de pacientes à UTI

O Parque Belém recebe internações clínicas de baixa complexidade, como infecções, doenças crônicas e suporte de terapia intensiva. A pasta da saúde propõe a ampliação dos atendimentos em áreas como cirurgia geral abdominal de média complexidade, ginecologia e serviços de proctologia. O objetivo é aumentar a receita da instituição, segundo o secretário adjunto da saúde, Diego Nunes Leite.

“Precisamos saber se Hospital vai ter condições de ampliar os atendimentos e com isso ampliar a pactuação. Para ter mais receita, o hospital precisa produzir mais porque se compra leito, mas todos os serviços de atendimento em volta do leito também”, destacou.

A restrição à Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) permanece. Somente cinco dos 10 leitos com estrutura para receber pacientes serão utilizados pela Secretaria. Além disso, já nesta segunda foi retomada a utilização de leitos de baixa complexidade do Parque Belém.

Na quarta-feira, a direção do hospital vai se reunir com a mantenedora para apresentar o cenário do hospital e as propostas para salvar a instituição. Na próxima sexta, um novo encontro ocorre com a Secretaria da Saúde.

Samantha Klein / Rádio Guaíba