person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Revitalização do Hortomercado Parobé deve estar pronta em duas semanas, diz SMDE

Comerciantes foram transferidos provisoriamente para Largo Glênio Peres

O espaço conta com 600 metros quadrados e 33 bancas que vendem frutas, verduras e flores | Foto: Guilherme Testa
As obras de revitalização do Hortomercado Parobé, localizado entre a rua Marechal Floriano e o terminal de ônibus da Praça Parobé, no Centro de Porto Alegre, deverão estar concluídas em duas semanas, segundo informou nesta segunda-feira a diretoria de Promoção Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Os comerciantes das 33 bancas foram transferidos provisoriamente para o Largo Glênio Peres.

O presidente da Associação Hortomercado, Valdemar de Andrade Jacob, disse que os permissionários se cotizaram para a compra dos galões de tinta que serão usados na manutenção do espaço. Segundo ele, os clientes têm perguntado se os comerciantes voltaram para antigo ponto de comércio. O espaço, que conta com 600 metros quadrados e 33 bancas que vendem frutas, verduras e flores, está sendo totalmente higienizado, limpo e recebendo reparos gerais nas estruturas e pinturas.

Reorganização do espaço 

Entre as ações previstas está a reorganização do espaço das bancas em novo arranjo físico; ações de promoção e divulgação do novo espaço; a realização de cursos de capacitação em vendas e gestão financeira aos permissionários e assistentes e a organização de feiras em outros locais da cidade. No terminal de ônibus da Praça Parobé, a auxiliar administrativa Luciana Meirelles, que aguardava pelo ônibus Bom Jesus, disse ter estranhado o local sem as tradicionais bancas de frutas e verduras.

As equipes da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP) realizam a manutenção e a limpeza das redes e bocas de lobo existentes no entorno. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, afirmou que os trabalhos de revitalização do Hortomercado Parobé fazem parte do esforço de tornar locais públicos mais agradáveis para os clientes e trabalhadores.

Segundo Rosário, o local limpo e mais bonito se tornará mais atrativo aos frequentadores, o que poderá impactar nas vendas. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos, explicou que a administração municipal está empenhada em revigorar o local e fazer uma entrega para a sociedade estimulando o comércio de hortifrutigranjeiro em Porto Alegre.

Cláudio Isaías