person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Revitalização do Largo dos Açorianos deve ser concluída até fevereiro

Informação foi confirmada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade nesta sexta

Revitalização do Largo dos Açorianos deve ser concluída até fevereiro | Foto: Samuel Maciel
As obras de revitalização do Largo dos Açorianos no Centro de Porto Alegre deverão estar concluídas em fevereiro de 2018. A informação é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) que nesta sexta-feira explicou que a empresa contratada já realiza os trabalhos de limpeza e rebaixamento do leito do lago. Além disso, o passeio do entorno da área terá equipamentos como bancos e arquibancadas.

Uma segunda etapa de obras no Largo dos Açorianos será a urbanização do entorno, com a reestruturação dos espelhos d’água, com instalação de ambientes e um novo projeto de iluminação. O custo da obra é de R$ 4,6 milhões. Os recursos financeiros para a realização dos trabalhos são provenientes do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre.

A Smams informou ainda que já foram concluídas as obras para recuperação de dois monumentos históricos do largo: a Ponte de Pedra e o Monumento aos Açorianos, localizados na avenida Loureiro da Silva. O projeto de revitalização do Largo dos Açorianos foi assinado em outubro de 2016 com a empresa Elmo Eletro Montagens Ltda, vencedora da licitação. Nos primeiros meses do contrato, no ano passado, ocorreu um atraso no cronograma por parte da empresa contratada e também por interferências encontradas nas redes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da CEEE. Em janeiro de 2017, segundo a secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, a administração municipal determinou a análise dos contratos.

Segundo a Smams, a Ponte de Pedra apresentava problemas causados, principalmente, por infiltrações de águas pluviais, vandalismo (pichações) e pelo elevado nível do lago, que deixava parte dos pilares submersos o que provocou danos na estrutura.
A Ponte de Pedra, também chamada de Ponte dos Açores, é composta por três arcos plenos, apoiados em duas fundações enterradas nas margens do antigo riacho e sobre dois pegões de pedra aparelhada, a ponte de pedra substituiu outra ponte de madeira erguida quase no mesmo local por volta do ano de 1825.

Transformada em monumento urbano, a Ponte de Pedra foi tombada pela prefeitura de Porto Alegre em 1979 e ganhou um espelho d’água sob os seus três pilares em arco.

Cláudio Isaias