person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Rios seguem em elevação na Fronteira Oeste

Apesar de trégua da chuva, 6,5 mil moradores estão fora de casa pelas inundações

Rios seguem em elevação na Fronteira Oeste | Foto: Alair Almeida / Especial / CP
O volume acumulado de mais de 500 milímetros de chuvas em menos de uma semana, na Fronteira Oeste, mantém o nível de rios em elevação, mesmo com tempo seco nas últimas horas desta sexta-feira. A enchente é a quinta e a pior deste ano na região de Uruguaiana e, em Quaraí, já é considerada a maior da história. Até o momento, a Defesa Civil da região contabiliza cerca de 6,5 mil moradores fora de casa em razão das inundações.

As duas cidades foram as primeiras a encaminhar decretos de emergência, enquanto várias outras, como Jaguari, Itaqui, Santana do Livramento, Barra do Quaraí, Alegrete, Manoel Viana e São Borja, também já assinaram decretos em nível municipal e preparam documentação para ser entregue ao Estado. A maioria já passou repetidas vezes durante o ano pelo processo, exigido pelos governos estadual e federal para liberação de auxílio financeiro.

O coordenador da Defesa Civil, major Rinaldo Castro, alerta que o escoamento das águas ainda deve afetar mais famílias. “Alguns rios continuam subindo: o Uruguai sobe ainda em São Borja, Itaqui e Uruguaiana, causando mais transtornos. Em Quarai, o rio começou a baixar ontem, mas não permite ainda que as pessoas voltem para suas casas. Vários outros municípios já entraram em contato manifestando que analisam prejuízos para provável decretação. É uma situação bem delicada porque os rios vão atingindo os municípios aos poucos. Tivemos a cheia no final de semana passado, com período de mais chuva, e são águas que começam a causar mais prejuízos em Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, entre outros”, explica.

Em Quaraí, a Ponte Internacional da Concórdia, que liga ao município uruguaio de Artigas, foi liberada no final da tarde de ontem após bloqueio devido a rachaduras. O local é monitorado e uma vistoria ainda é aguardada para verificar as condições de segurança após os estragos causados pela chuva. Somados também municípios das regiões Norte, Noroeste e Centro, a Defesa Civil registra 32 cidades atingidas pelos efeitos dos temporais deste final de ano, sendo que 12 já decretaram emergência.

Bibiana Borba / Rádio Guaíba