person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Robô Curiosity começa escalada de morro em Marte

Nasa reformulou planos de subida por causa de danos às rodas do veículo científico

Nasa reformulou planos de subida por causa de danos às rodas do veículo científico | Foto: Nasa/Divulgação CP
O robô Curiosity finalmente chegou ao começo de uma grande escalada em Marte. "Por fim, chegamos à fronteira distante que buscamos por tanto tempo", anunciou o cientista-chefe do projeto da sonda robótica em solo marciano, John Grotzinger. O veículo está agora na base do Monte Sharp (também conhecido como Aeolis Mons) e vai começar a subir nos próximos dias para perfurar a rocha cinza esverdeada nas próximas duas semanas.

O robô seguirá por uma rota um pouco mais direta do que havia sido planejado originalmente, depois que quatro de suas seis rodas foram danificadas no ano passado pelas rochas da superfície marciana. "Este dano acelerou o ritmo do desgaste muito antes do que a equipe havia planejado. Em resposta, a equipe modificou a rota para um terreno mais suave", relatou a Nasa em um comunicado.

Em julho, um painel de revisão independente disse que o objetivo da missão de coletar oito amostras da superfície de Marte para realizar 13 análises no total era "uma pobre contribuição para a ciência em troca de um investimento tão grande em uma missão importante". O painel também questionou se os objetivos do robô serão cumpridos e manifestou preocupação com o fato de os cientistas que lideram o projeto da Nasa não terem se apresentado pessoalmente para que fossem abordadas questões relativas à missão.

"Isto deixou o painel com a impressão de que a equipe sente que seus integrantes são grandes demais para cair", indicou o relatório elaborado pelo painel de revisão. Green disse que houve mal-entendidos em relação ao horário e que a Nasa não tentou evitar que a equipe científica fosse entrevistada.


Bookmark and Share

AFP