person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Rolê da Vacina retorna com bom movimento na Imperadores do Samba

Prefeitura retomou aplicação nas escolas de samba de Porto Alegre

Ação foi retomada nesta quarta-feira | Foto: Fabiano do Amaral

Com o objetivo de facilitar o acesso à vacinação contra a Covid-19, a prefeitura retomou o Rolê da Vacina em escolas de samba em Porto Alegre. A ação recomeçou nesta quarta-feira na Imperadores do Samba, localizada no bairro Praia de Belas, com imunização disponível das 18hàs 21h. Houve aplicação de primeira e segunda doses para crianças de 6 a 11anos (exceto imunocomprometidas) com a vacina Coronavac. As pessoas com idade acima de 12 anos receberam a primeira, segunda, terceira e quarta doses e não houve reforço de Janssen. A atividade terá continuidade no domingo, na Unidos da Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro, e na segunda-feira, na União da Vila do IAPI, no Sarandi. 

A Unidade Móvel de vacinação estava bem em frente à Imperadores do Samba. Era noite de ensaio e as pessoas que chegavam para o evento e estavam com o esquema vacinal incompleto, poderiam aproveitar a oportunidade e regular a imunização. O barbeiro Wagner Ferraz da Silva recebeu a dose de reforço. “Avalio a vacinação como uma decisão importante e positiva, pois protege contra uma doença que já matou muitas pessoas”, comentou. 

A assistente administrativo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Poliana Graza, disse que a vacinação estava destinada para adultos e crianças, com oferta dos imunizantes Coronavac,Janssen e Pfizer.  Para atender esse público, a equipe estava composta por quatro encarregados para conferir os documentos e fazer o cadastro e seis técnicos de enfermagem e um enfermeiro na vacinação. “Estamos preparados para aplicar em torno de 300 doses, mas se percebemos que o estoque está acabando antes do tempo de término, providenciamos reposição”, assinalou. 

Mãe e filho se imunizaram juntos. A atendente Mariane Matos recebeu a dose de reforço, enquanto o filho Arthur Matos, 7 anos, fez a primeira dose. “Vou me vacinar primeiro para dar coragem para ele”, disse a mãe de mãos dadas com o filho para dar “força” para ela. Na hora do menino, houve a troca de sala, mas as mãos continuaram dadas. Arthur, que fechou os olhos no ato da vacinação, disse que doeu. “Foi um pouco, mas é importante”, ressaltou.

Os próximos locais para vacinação ainda estão sendo definidos. De acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer, o objetivo desse formato é facilitar a imunização. “Sabemos que, muitas vezes, o deslocamento até as unidades de saúde pode dificultar a imunização”, destaca Caroline. Na última ação, que aconteceu no Estado Maior da Restinga, no dia 10, foram aplicadas 219 doses, sendo 142 em adultos e 77 crianças.

 

Taís Teixeira