person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

RS aguarda informações de municípios para definir vacinação de crianças com Coronavac

Uma reunião decidirá qual faixa etária será atendida e quantas doses irão para cada cidade

Coronavac | Foto: Alina Souza

Após a aprovação da aplicação da Coronavac para o público de 6 a 17 anos, o Rio Grande do Sul aguarda informações dos municípios sobre quantitativos de doses em estoque do imunizante para definir como será a vacinação em solo gaúcho. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 83 mil doses de Coronavac estão em um centro de distribuição em Porto Alegre. A partir do informe das cidades, será feita uma reunião - que poderá ocorrer ainda nesta segunda-feira - com secretários municipais de Saúde para acertar os detalhes de quantas vacinas irão para cada cidade e qual será a faixa etária a ser imunizada.

De acordo com a SES, dependendo do retorno das coordenadorias regionais em relação aos estoques do imunizante, a vacinação com Coronavac pode atingir inicialmente no RS um público menor do que a recomendação nacional, de 6 a 17. 

A ampliação da Coronavac foi aprovada na última quinta-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na sexta, a extensão da aplicação do imunizante passou a fazer parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO)

A dose aprovada da vacina, produzida a partir de vírus inativado, é a mesma usada para adultos (600 SU em 0,5 ml), com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação. A recomendação do Ministério da Saúde é que não sejam vacinadas as pessoas de 6 a 17 anos que são imunocomprometidas.

Nesta segunda, chegou ao Brasil um novo lote com 1,8 milhão de doses de vacinas pediátricas da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. A imunização com as doses da fabricante para este público teve início na semana passada no RS.

Lucas Eliel