person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Secretário de Saúde do RS vai a Brasília para cobrar verbas para UPAs

Gabbardo também deve manifestar contrariedade à pulverização de inseticida sobre cidades

Secretário de Saúde do RS vai a Brasília para cobrar verbas para UPAs | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória
O secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis, está em Brasília nesta segunda-feira, em nova tentativa de pedir auxílio do governo federal para a abertura de Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (UPAs). Acompanhado do deputado Gabriel Souza (PMDB), líder do governo estadual na Assembleia Legislativa, Gabbardo espera se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), e representantes do Ministério da Saúde.

Contra pulverização aérea de inseticidas


Durante a visita à capital federal, o secretário estadual, que também preside o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), também deve manifestar contrariedade à pulverização aérea de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti. Na última semana, o presidente interino Michel Temer (PMDB) sancionou uma lei que permite que aviões lancem produtos para combater a proliferação do inseto nas cidades. Gabbardo garantiu que nenhum avião decolará, no Rio Grande do Sul, para jogar produtos químicos.

Mais de 50 entidades gaúchas emitiram uma nota de repúdio à lei, alertando para os riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Os especialistas alegam que a solução para combater o vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya passa, principalmente, pela eliminação dos focos de água parada em áreas urbanas.

Bibiana Borba / Rádio Guaíba