person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Secretaria de SP aguarda resultado de exame de caso suspeito de varíola do macaco

Paciente de 41 anos está internado em hospital desde a última segunda-feira

São sete o número de casos em investigação no Brasil | Foto: Andrea Maenmel, Andrea Schnartedorff / RKI Robert Koch Institute / AFP / CP

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou à reportagem do Correio do Povo nesta quinta-feira que ainda não há a confirmação do primeiro caso de varíola do macaco no Brasil. Em nota, a pasta afirma que ainda aguarda o resultado do exame do caso suspeito, pelo governo de SP. A suspeita é de um paciente de 41 anos e que, segundo investigação preliminar, passou por Portugal e Espanha no mês de maio. Ele encontra-se internado no Hospital Emílio Ribas desde a última segunda-feira. 

O caso do homem de 41 anos é o segundo suspeito na cidade de SP. O primeiro notificado é de uma mulher de 26 anos e que, segundo investigação preliminar, não possui histórico de viagem recente e contato com casos suspeitos da doença. Ela se encontra internada em um hospital público da cidade, mantida em isolamento, com quadro clínico estável. 

Nessa quarta-feira, o R7 noticiou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu informação de que um dos casos teve a confirmação para a doença. 

O monkeypox virus, embora seja conhecido por causar a “varíola do macaco” ou “varíola símia”, é um vírus que infecta roedores na África, e macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem. A infecção tem sintomas bem similares à varíola humana, porém com baixas taxas de transmissão e de letalidade.

Confira a nota completa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo: 

"A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informa que aguarda o resultado do exame, pelo Governo do Estado, do segundo caso suspeito de varíola do macaco (monkeypox) na capital. Notificado em 7 de junho, trata-se de um homem de 41 anos e que, segundo investigação preliminar, passou por Portugal e Espanha no mês de maio. O paciente encontra-se internado no Hospital Emílio Ribas desde a última segunda-feira (6) e a SMS aguarda o resultado dos exames colhidos.

O primeiro caso, também em investigação, foi notificado em 4 de junho, sendo uma mulher de 26 anos e que, segundo investigação preliminar, não possui histórico de viagem recente e contato com casos suspeitos da doença.

A paciente se encontra internada em um hospital público da cidade, mantida em isolamento, com quadro clínico estável. A Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) da região de residência da munícipe está monitorando os contatos domiciliares.

A Covisa ressalta que acompanha o cenário nacional e internacional sobre a varíola do macaco (monkeypox), e está em contato com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O órgão emitiu um alerta comunicando as principais características da doença e medidas a serem tomadas pelos equipamentos de saúde do munícipio e segue acompanhando os casos".

*Com informações do repórter Lucas Eliel

Correio do Povo