person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sem dinheiro para manutenção, túneis da BR 101 podem ser fechados em dezembro

Dnit aguarda novos recursos do governo federal

Túneis da BR 101 podem fechar em dezembro | Foto: Dnit / Divulgação / CP
Com a falta de dinheiro para manutenção de rodovias federais no Rio Grande do Sul, os túneis da BR 101, na localidade de Morro Alto, em Maquiné, podem ser fechados. Os recursos, que ainda restam ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), garantem o funcionamento até dezembro.

"Se não houver suplementação de recursos, até o final do ano, será avaliada a possibilidade de fechamento total do túnel", ressaltou o Dnit, através da assessoria de imprensa. 

Para 2017, o governo federal disponibilizou R$ 356 milhões para a manutenção da BR 101 no Rio Grande do Sul. Do total, 99,6% já foram investidos.  Por mês, a manutenção dos túneis custa em torno de R$ 500 mil, dependendo do consumo de energia elétrica. O monitoramento das estruturas é realizado 24 horas por dia.

Como alternativa, os motoristas da BR 101 teriam de voltar a usar o traçado antigo da rodovia. Os túneis de 1,8 mil metros foram inaugurados em dezembro de 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As estruturas evitaram o desmatamento de 14 quilômetros quadrados de uma área ambiental em Maquiné e encurtaram em 11 quilômetros a distância entre Osório e Torres.


Raphaela Suzin