person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Semana Crioula leva milhares de cavalarianos a Bagé

Cerca de 15 mil pessoas assistiram aos desfiles

Dois mil cavalarianos desfilaram pelas ruas da cidade | Foto: Francisco Bosco / Especial / CP
Aproximadamente dois mil cavalarianos representando 48 entidades tradicionalistas participaram do desfile de cavalarianos em Bagé, na região da Campanha, nesse sábado.  A atração é um dos destaque da 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé, promovida pelo Sindicato Rural do município. Cerca de 15 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, assistiram à passagem dos cavalarianos.

A atividade aconteceu pelas ruas centrais da cidade, partindo da avenida Tupi Silveira, passando pela avenida Sete de Setembro e seguindo para o Parque da Associação Rural, onde houve inauguração oficial do evento, realizado entre quinta-feira e domingo.

Durante o desfile, uma comissão julgadora avaliou os participantes pelos quesitos montaria, encilha, indumentária, comportamento e conjunto. Segundo o tradicionalista Diogo Madruga Duarte, que foi o narrador do desfile ao lado de Milena Abbot, a apresentação das entidades seguiu criteriosamente os padrões culturais.

“Os desfiles de cavalarianos em Bagé vêm crescendo com a participação de centenas de jovens, o que assegura a sua continuidade", contou. Duarte explicou que essa é uma tradição que começou em 1948, com a fundação do CTG 35, a primeira entidade do Estado, que deu origem ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Um dos destaques do desfile foi à participação da “Tropilha de Aporreados” do CTG Lanceiros da Tradição. Durante o percurso, 15 cavalos xucros seguiram a égua madrinha que levava um cincerro no pescoço. Após o ato solene de inauguração no Parque, com a presença de várias autoridades municipais, estaduais e federais, os cavalarianos e o público presente participaram de um almoço com arroz de carreteiro, preparado e oferecido pela Associação dos Arrozeiros de Bagé.

Ao longo da festa milhares de pessoas passaram pelo Parque da Rural para assistirem gineteadas, tiros de laço, concursos artísticos de interpretação e instrumentais, culinários, shows com grandes nomes do nativismo gaúcho, e desafios entre ginetes campeões e cavalos aporreados.

Bookmark and Share

Jossicar Saraiva / Correio do Povo