person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Deficientes visuais visitam Harmonia

Cerca de 20 membros da Associação Gaúcha dos Cegos compareceram aos piquetes

Grupo teve um dia diferente no Acampamento Farroupilha | Foto: Alina Souza
O movimento calmo do Acampamento Farroupilha durante a segunda-feira contrastou com a alegria de um grupo que aproveitou para dançar, experimentar a comida campeira e ter um momento de integração com as prendas e peões do local. O grupo era composto por mais de 20 pessoas. Todas com deficiência visual e integrantes da Associação dos Cegos do Estado (Acergs). Eles foram recebidos com festa no piquete do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Doze de Outubro.

Entre os corredores calmos do Acampamento, e um churrasco ou outro, a presença do grupo no local podia ser notada de longe. “O evento não é só pra gente. A festa é para gaúchos e para gaúchas de todas as querências”, ressaltou o patrão do piquete, Paulo Matukait, que foi o prefeito dos festejos farroupilhas no ano passado. Mesmo sendo um dia em que a maioria dos piquetes se dedica à limpeza e organização após o final de semana, o patrão ainda aguardava outras 40 pessoas para uma janta mais tarde.

De acordo com a professora de dança voluntária da Acergs, Janete da Silva Vernes, 50, a presença do grupo no piquete foi programada há um mês. O objetivo era oferecer uma aula diferenciada. “Queríamos trazer o campo pra eles. Tendo acessibilidade, fazemos tudo”, afirmou.

Correio do Povo