person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Servidores do HPS organizam protesto por mais segurança nesta sexta

Atirador entrou no hospital e disparou contra paciente de 21 anos

Servidores do HPS organizam protesto por mais segurança nesta sexta | Foto: Paulo Nunes
Os servidores do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre vão realizar um protesto, nesta sexta-feira, exigindo mais segurança no local. O ato, previsto para o meio-dia, em frente ao HPS, na avenida Osvaldo Aranha, acontece após um atirador ingressar na Emergência do local, na terça-feira, para executar um paciente, de 21 anos, que estava internado. Após disparar contra a vítima, o atirador fugiu pelos fundos, por uma porta lateral.

Para entrar na instituição, o atirador alegou precisar de atendimento médico. Uma fonte ouvida pela reportagem disse que o homem foi avaliado por uma enfermeira, que deu a ele uma pulseira verde. Depois da triagem, porém, o homem seguiu para a sala amarela, onde mandou todos ficarem no chão e falou ao alvo que “a hora” dele havia chegado.

De seis a sete tiros foram disparados – um deles atingiu o tórax e outro, o pescoço da vítima. O paciente permanece internado com quadro que “inspira cuidados”, conforme a instituição. O suspeito já foi identificado pela Polícia, mas a motivação do crime ainda não está clara.

Em nota, o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, afirmou que o HPS é uma das “primeiras instituições a ter múltiplos postos de segurança armada”. Porém, o local não possui um detector de metais, por exemplo. Ritter apontou que a tentativa de implantação do sistema enfrentava resistência por parte dos servidores. Mas, garante que, após alguns eventos semelhantes ao ocorrido nesta semana, foi possível observar manifestações mais receptivas dos trabalhadores para algumas alterações na segurança.

Hoje, feriado de Tiradentes, o HPS e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) permanecem abertos 24 horas para atender a população. As unidades de saúde estão fechadas e retomam o atendimento nesta sexta-feira, a partir das 7h.

Rádio Guaíba