person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sete cidades do Estado decretam situação de emergência após chuva

Defesa Civil informou que famílias ficaram desalojadas em Coronel Bicaco, Três Passos e Campo Novo

Cidade de Frederico Westphalen registrou alagamentos nessa quarta-feira | Foto: Jaciano Eccher / Rádio Liberdade / CP Memória
Pelo menos sete cidades do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência devido a chuva que atinge o Estado desde início da semana. De acordo com informações da comunicação da Defesa Civil, os municípios de Santo Augusto, Rondinha, Três Passos, Coronel Bicaco, Campo Novo, Dom Pedrito e Porto Lucena já encaminharam o pedido ao Governo.

Cidades como Frederico Westphalen, Ronda Alta, São Martinho, Getúlio Vargas, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá e Santa Rosa ainda avaliam os danos provocados pela chuva para estudar a necessidade da decretação.

A chuva atingiu alguns pontos do Estado desde terça-feira. Algumas famílias tiveram que ser desalojadas de suas casas em Coronel Bicaco, Três Passos e Campo Novo, mas conforme a Defesa Civil, elas já retornaram para suas residências. Em Dom Pedrito, ainda não há confirmação de estabilização das famílias.

Segundo a Defesa Civil, o alto nível de chuvas fez com que o nível do Rio Uruguai aumentasse. O monitoramento hidrológico está sendo acompanhado de perto pelos coordenadores da Regional de Uruguaiana.

Os municípios de Jacutinga e de Quatros Irmãos também foram vistoriados e ficou entendido que mesmo tendo sofrido com as enxurradas, os danos não foram suficientes para decretação. No entanto, o monitoramento continua em virtude de possíveis transtornos futuros pelo fato da precipitação do Rio Uruguai.

Nessa quarta-feira, o temporal que atingiu Frederico Westphalen, na Zona da Produção, causou diversos estragos na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chuvas danificaram estradas do interior do município, além de pontilhões e bueiros. A Corporação ainda relatou que nas últimas 24 horas foram registrados 95 milímetros de chuva.

Correio do Povo