person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sicredi União Metropolitana divulga projetos contemplados pelo Fundo de Desenvolvimento Social

Parte do resultado da cooperativa será destinado a 119 iniciativas de Porto Alegre e outras 8 cidades do Rio Grande do Sul

Evento de divulgação dos projetos contemplados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social ocorreu de forma virtual devido a pandemia | Foto: YouTube Sicredi União Metropolitana RS / Reprodução / CP

Com uma festa diferente dos outros anos, transmitida on-line, em virtude da pandemia, o Sicredi União Metropolitana RS divulgou projetos contemplados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social. Parte do resultado da cooperativa será destinado a 119 iniciativas de Porto Alegre (55 projetos), Alvorada (cinco), Cachoeirinha (quatro), Canoas (15), Esteio (quatro), Glorinha (seis), Gravataí (nove), Sapucaia do Sul (seis) e Viamão (15). As entidades receberam no evento os valores de forma simbólica.

Em três anos, já foram repassados cerca de R$ 1,5 milhão a 253 projetos. Segundo o presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, a cooperativa é feita de relacionamento.

“Nossa missão é agregar renda a nosso associado e melhorar a sua qualidade de vida e da sociedade. Começamos a trabalhar e a conhecer estas entidades e suas dores e necessidades”. Por meio de assembleia, os associados decidiram onde destinar estes recursos, segundo ele. “Ano após ano, nos é dada uma satisfação enorme fazer a diferença para estas pessoas”, concluiu. Nesta edição, os projetos, ligados a esporte, educação, cultura, meio ambiente, saúde e segurança, serão auxiliados com R$ 672 mil, que beneficiarão diretamente mais de 55 mil e indiretamente mais de 650 mil pessoas.

Jovens, presidentes de cooperativas escolares, participaram do evento, interagindo com os representantes da Sicredi União Metropolitana RS. O vice-presidente, Alcides Brugnera, explicou de onde vêm os recursos que chegarão às entidades.

“O propósito das cooperativas é sempre contribuir para o desenvolvimento do associado e da comunidade onde atua. Todo recurso captado no bairro retorna em forma de empréstimos, apoiando projetos economicamente viáveis. Qualquer movimentação financeira na cooperativa contribui para o resultado, que fica na região”, salienta. Todos os projetos foram avaliados pelos coordenadores de núcleo do Sicredi.

Conforme o diretor executivo da cooperativa, Gerson Kunkel, quanto mais associados tiverem e mais pessoas optarem por movimentar com o Sicredi, mais projetos serão ajudados no Fundo.

“Somos uma corrente do bem. Você, associado, participe ainda mais, indique outras pessoas e empresas. Podemos construir uma sociedade melhor e mais próspera”. Durante o evento, alguns dos projetos fizeram apresentações musicais. Nas redes sociais da cooperativa, será possível conhecer cada um dos projetos escolhidos no o Fundo de Desenvolvimento Social. Já, no site da Sicredi União Metropolitana do Rio Grande do Sul, estarão disponíveis para consulta os relatórios sobre cada iniciativa.

Christian Bueller