person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Smic interdita e multa empresa Cettraliq por falta de alvará

Estabelecimento já havia sido interditado no início de julho, mas apresentou recurso administrativo

Por falta de alvará, Smic interdita Cettraliq | Foto: Alina Souza / CP Memória
A fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) realizou, nesta terça-feira, a interdição cautelar da empresa Central de Tratamento de Efluentes Líquidos Ltda (Cettraliq). O estabelecimento já havia sido interditado em 14 de julho por falta de alvará de localização e funcionamento, mas apresentou recurso administrativo à Smic.

A defesa foi julgada pela Comissão Judicante da Secretaria, que decidiu pelo fechamento do local e multa de R$ 606. A comissão baseou a interdição no fato da empresa não ter alvará de localização e funcionamento.

E também foi denunciado que a atividade desenvolvida pela Cettraliq representa risco iminente ao meio ambiente, enquanto não for descartada a possibilidade de estar causando alterações no sabor e cheiro da água potável distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) determinou a suspensão, no início de agosto, das atividades da Cettraliq, localizada às margens do Guaíba. Conforme a assessoria de comunicação da Fepam, a medida é preventiva e decorre do excesso de emissão de odores na região do bairro Navegantes, na zona Norte da Capital.

O mesmo cheiro percebido por moradores na água, desde o início de maio, é notado com mais intensidade na região onde está instalada a empresa de tratamento de efluentes do setor industrial. A Cettraliq sustentou que o odor é atmosférico e que a atividade da empresa não excede nenhum dos limites legais exigidos para o tratamento de resíduos.

Correio do Povo