person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sonda se aproxima de órbita para estudar atmosfera de Marte

Maven vai tentar descobrir motivos para planeta vermelho ter perdido maior parte dos gases

Maven vai tentar descobrir motivos para planeta vermelho ter perdido maior parte dos gases | Foto: Nasa/Divulgação CP
A sonda espacial Maven chegará à órbita de Marte na madrugada da próxima segunda-feira. O equipamento da Nasa, a agência espacial americana, tentará descobrir o que levou o planeta a perder grande parte de sua atmosfera no passado. No total a viagem terá durado dez meses, percorrendo 711 milhões de quilômetros, ao custo de US$ 671 milhões. Maven é a sigla para evolução de atmosfera e volatilidade de Marte.

"Até agora, o funcionamento da sonda e de seus instrumentos está bem", informou o responsável pelo projeto, David Mitchell, do centro Goddard de voos espaciais. Uma vez na órbita provisória, começará um período de cinco semanas para a calibragem dos instrumentos.

Em seguida, a sonda entrará em uma órbita elíptica definitiva de quatro horas e meia, que lhe permitirá realizar observações de todas as latitudes e camadas da atmosfera superior de Marte, com altitude variável de 150 km a 6.000 km. "A Missão Maven tratará de responder de onde veio toda a água que havia em Marte em um passado distante, assim como o dióxido de carbono (CO2)", disse Bruce Jakosky, da Universidade do Colorado e principal cientista do projeto.

"Estas são questões importantes para se compreender a história de Marte, de seu clima e da possibilidade de vida, ao menos de vida microbiana". Maven conta com oito instrumentos, entre eles um espectrômetro de massas para determinar as estruturas moleculares dos gases atmosféricos, e um sensor SWEA (Solar Wind Electron Analyzer), que analisará o vento solar. A sonda de 2,45 toneladas foi lançada em novembro de 2013 de Cabo Cañaveral, Flórida.

Bookmark and Share

AFP