person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Susepe libera vagas, mas 74 detentos seguem em delegacias de Porto Alegre

Penitenciária de Charqueadas está com superlotação de detentos

A Susepe atualizou, nesta quarta-feira, que chegou a 88 o número de presos em delegacias de Porto Alegre e região Metropolitana esperando vagas no sistema carcerário. Nessa terça-feira, o total havia chegado a 108 detentos. Conforme a assessoria de imprensa da Superintendência, 14 foram encaminhados para cadeias, até o início da noite, restando, ainda, 74.

A Justiça determinou ainda na semana passada que a Susepe crie um serviço de plantão para a busca por penitenciárias para esses detentos. O órgão garantiu que já atua dentro desse regime na busca por vagas aos apenados há cerca de dois meses, desde que o histórico de superlotação em delegacias passou a se tornar mais frequente.

A penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, desinterditada parcialmente, no início da tarde, ainda não recebe novos apenados. A justiça liberou a casa prisional por dois meses desde que seja respeitada a marca de 1.301 internos. Hoje, o local tinha 1.305. Novos presos devem chegar nos próximos dias, com o manejo de apenados dentro da progressão de regime ou uso de tornozeleira eletrônica.

O diretor do departamento de segurança de execuções penais da Susepe, Ângelo Carneiro, garante que a liberação em Charqueadas deve representar um “alívio” para a autarquia. A casa comporta 976 detentos, mas tinha 1.420 no momento da interdição total, em 13 de julho. Desde março, o espaço já havia sido interditado parcialmente, liberando a entrada de presos apenas mediante a saída. Foi ainda ordenado que sejam prestados relatórios quinzenais acerca da situação do presídio.

Ananda Müller/Rádio Guaíba