person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Táxis estão autorizados a utilizar a sinalização para indicar se carro está livre ou ocupado

Equipamento possui lâmpadas LED, luzes mais fortes e com melhor visibilidade inclusive durante o dia

No período de um ano, a EPTC pretende realizar avaliações para verificação da eficácia do equipamento nos táxis | Foto: Guilherme Almeida

Os 3.886 táxis de Porto Alegre já estão autorizados a utilizar a nova sinalização visual (luminoso externo na capota dos veículos) que indica se o carro está livre ou ocupado com passageiro, segundo informou ontem o gerente de Controle e Operação do Transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Luciano Souto. "Temos um período de 12 meses para avaliar a qualidade dos equipamentos instalados na frota da cidade. O taxista que quiser já pode adquirir e colocar o painel", ressaltou. 

O equipamento possui lâmpadas LED, luzes mais fortes e com melhor visibilidade inclusive durante o dia. Somente a exposição da palavra Táxi, em verde, indica que o veículo está livre. Em caso contrário, ficam acesas também luzes vermelhas, localizadas em ambos os lados do luminoso. A medida, que não é obrigatória e tem caráter experimental, foi publicada pela EPTC no Diário Oficial de Porto Alegre em fevereiro deste ano.

Segundo Souto, a proposta de colocação da nova sinalização foi sugerida pelos taxistas e é considerado o modelo mais ideal porque que inclusive contempla as pessoas que têm problemas de daltonismo. No período de um ano, a EPTC pretende realizar avaliações para verificação da eficácia do equipamento. Passados o período de testes, a empresa vai analisar se o modelo será utilizado de forma definitiva ou não na cidade.

O painel deve ter 10 centímetros de altura, cinco centímetros de largura e de 25 a 40 centímetros de comprimento. A colocação no teto dos veículos pode ser feita com um suporte de alumínio ou com fixação magnética. As lâmpadas de LED na cor verde serão colocadas na palavra "Táxi" e no número do prefixo. Elas deverão estar ligadas quando o taxista estiver à espera de passageiro. Quando o veículo estiver transportando clientes, as luzes vermelhas que ficam ao lado das letras serão ligadas. Os painéis luminosos dos táxis também poderão ter anúncios de publicidade.

Cláudio Isaías