person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Tarifa da Área Azul de Porto Alegre será reajustada na próxima segunda

Adequação dos equipamentos deve se estender por até 15 dias, segundo a EPTC

Adequação dos equipamentos deve se estender por até 15 dias, segundo a EPTC | Foto: Guilherme Testa
A nova tarifa da Área Azul de Porto Alegre entra em vigor na próxima segunda-feira. Os motoristas precisam ficar atentos, pois a cada meia hora, o valor do estacionamento rotativo será reajustado de R$ 1,00 para R$ 1,05. A adequação dos equipamentos deve se estender por até 15 dias, e por este motivo, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a reprogramação dos parquímetros será gradual.

Neste caso, em algumas regiões da Capital, os condutores poderão encontrar o serviço ativo com o valor reajustado e outros equipamentos com o preço antigo. “A alteração será feita ao longo da segunda quinzena de outubro, mas, até o fim do mês, todos os equipamentos estarão programados com o valor reajustado, conforme IPCA do período”, afirmou a diretora administrativa e financeira da EPTC, Milene Hartmann.

Porto Alegre terá 4,2 mil vagas de estacionamento na Área Azul da cidade e os 220 novos parquímetros. A empresa informou que a região do Centro 1, que passa pela substituição dos equipamentos pela empresa Zona Azul Brasil, de São Paulo, está com o serviço de estacionamento rotativo desativado desde o início dos trabalhos, no dia 18 de setembro.

A previsão é que a substituição seja concluída até o dia 24 de outubro, quando serviço deve voltar a operar já com a nova tecnologia e o novo valor. Atualmente, o equipamento imprime um papel, que deve ser colocado no painel do veículo ou em local que possa ser visto pelo fiscal de trânsito.

O novo modelo possui um sistema digital e não será necessária a colocação de papel no interior do carro - o sistema tanto de pagamento, quanto de fiscalização, vai ocorrer através da placa do veículo.

O contrato com a Zona Azul Brasil é de concessão pelo prazo de 10 anos, com valor de outorga (devolução para o município) de 37,32% da receita bruta. As formas de pagamento também serão ampliadas para cartões pré-pagos, pagamento via aplicativo, além das moedas. Esta foi a quarta licitação realizada pelo município para devolver o serviço aos usuários.

O pagamento no equipamento da Área Azul de Porto Alegre será através de cartões de crédito, débito, moedas e também por aproximação, conhecida pela sigla NFC (Near Field Communication), dependendo da plataforma bancária do usuário. O pagamento pode ser realizado por meio de aplicativo gratuito para smartphone com cartão de crédito, débito e boleto bancário.

O aplicativo Digipare - Área Azul Digital - é simples e intuitivo. O usuário cadastra os dados pessoais e dos veículos; seleciona o período de estacionamento desejado de acordo com a sinalização local; consulta créditos e bônus que possui; pode utilizar um alarme no App para avisar quando o período comprado irá vencer e, se precisar estender o tempo e as regras da via permitirem, pode comprar novos créditos, sem a necessidade de voltar no veículo.

Segundo a empresa Zona Azul Brasil, haverá postos de venda credenciados que aceitarão dinheiro para a emissão do tíquete avulso do rotativo e os valores adquiridos nos parquímetros ou pontos de vendas poderão ser ativados por SMS gratuito ou pelo telefone pela central de relacionamento. A fiscalização também se atualizou e será realizada de forma eletrônica pela consulta das placas.

Cláudio Isaías