O carregamento seguia de Porto Alegre para Santa Maria e um vagão graneleiro também teve danos. O químico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), de Porto Alegre, Mauro Moura, estima que houve o vazamento de metade da carga das estruturas tombadas. O comandante da 3ª Seção de Combate a Incêndio, sargento Carlos Leandro Marmitt, informou que inicialmente uma guarnição foi ao local para auxiliar a equipe da ALL a conter os focos de incêndio nas proximidades, provavelmente ocasionados pelo acidente. Uma retroescavadeira da Prefeitura ajudou a fazer uma barreira de contenção para evitar que o combustível atingisse outros pontos.
O químico da Fepam informou que uma empresa contratada pela ALL e credenciada pela Fepam deverá fazer o monitoramento da área durante alguns dias. Os vagões que tombaram se encontravam no meio na composição. O sargento Marmitt afirma que as causas do acidente ainda deverão ser apuradas. Mas a hipótese mais provável, explica, é a dilatação dos trilhos por causa do forte calor.
Em nota divulgada à imprensa, a ALL informa que uma equipe de via permanente está trabalhando no local para a remoção dos vagões tombados e reestabelecimento do tráfego. O combustível dos vagões acidentados será bombeado para outros vagões. A previsão é de que até amanhã a linha seja liberada, com a finalização dos transbordos dos vagões. A ALL abriu uma sindicância para apurar as causas do acidente. O laudo deve ficar pronto em 30 dias.
Otto Tesche / Correio do Povo