person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Tremor em Santa Catarina é sentido em pelo menos cinco cidades

Sismo de magnitude 3,6 na escala Richter foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP

Tremor foi sentido às 9h28min desta sexta-feira | Foto: Prefeitura de Florianópolis / Divulgação / CP
O tremor de magnitude 3,6 na escala Richter, que ocorreu a cerca de 100 quilômetros da costa continental de Santa Catarina, foi sentido por moradores de pelo menos cinco cidades. O sismo foi registrado às 9h28min pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo e atingiu Florianópolis, Palhoça, São José, Brusque, Itajaí e cidades vizinhas. O fenômeno também foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).  

O sismo deixou a Defesa Civil em alerta. O diretor do órgão, Luiz Eduardo Machado, relatou que o tremor originou cerca de 40 ligações de moradores da ilha de Santa Catarina e também do continente. Até o momento, não houve relatos de danos estruturais em solo catarinense.

Pelas redes sociais, internautas relataram o momento do tremor. "Minha casa tremeu e o rádio chegou a desligar", disse Joice Rodrigues de Lima. Outro afirmou que o sismo foi sentido no litoral catarinense. "Aqui no Campeche tremeu, era umas 9h30min, foram uns três segundos", disse Marcos Felipe Andrade.

O sismo ocorre 11 dias após um terremoto na Bolívia causar tremores em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, e também em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e no Distrito Federal. Por causa do fenômeno, alguns prédios chegaram a ser evacuados.


Foto: Centro de Sismologia USP

Correio do Povo