person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Trensurb instala lavatórios para higenização de mãos em oito estações de trem

Estruturas colocadas nas plataformas de Porto Alegre e Região Metropolitana funcionam por sensor de presença

Tanto as torneiras como as saboneteiras instaladas funcionam por sensor de presença | Foto: Guilherme Almeida

As oito estações da Trensurb, com maior movimento de passageiros, receberam lavatórios para prevenção da Covid-19. A estrutura foi colocada na estação Mercado, Rodoviária, Canoas, Mathias Velho, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O público que aguarda o trem pode utilizar o equipamento que fica localizado na área de embarque.

Um cartaz com a mensagem "Lave as mãos e viaje com mais segurança" avisa os usuários que tem como destino as cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. O diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, explicou que as 14 estações da empresa terão os lavatórios instalados em 2021. O trem metropolitano conta com 22 estações que atendem as cidades de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.  “O nosso objetivo é o conforto e a segurança dos passageiros”, ressaltou.

Bisch Neto explicou que a iniciativa tem a proposta de oferecer aos passageiros que estão na plataforma, aguardando o trem, a possibilidade de lavar as mãos de forma segura. Tanto as torneiras como as saboneteiras instaladas funcionam por sensor de presença (dispensando o toque para a ativação) e estão disponíveis junto às áreas de embarque das estações.

O investimento total no projeto foi de R$ 69 mil. De acordo com o diretor de Operações da Trensurb, Luis Eduardo Fidell, a expectativa é que a novidade conte com o engajamento dos usuários. “Com os lavatórios, podemos possibilitar às pessoas o método mais simples e eficiente de prevenção, que é lavar as mãos. Juntamente com a máscara, esse método tem se mostrado eficaz na prevenção à Covid-19”, ressaltou. 

Antes da pandemia da Covid-19, a Trensurb transportava aproximadamente 170 mil passageiros por dia. Na quarta-feira, a empresa registrou um recorde diário de usuários transportados a contar do início das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Foram 87.966 passageiros - 438 a mais do que na terça-feira, que, até então, havia sido o dia mais movimentado desde março nas estações. Na primeira quinzena de março, por exemplo, foram 157,6 mil embarques diários nas 22 estações da empresa.

Cláudio Isaías