person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Uergs enfrenta falta e evasão de docentes

Dificuldades da Universidade Estadual foram expostas na comissão da AL

Dificuldades da Universidade Estadual foram expostas na comissão da AL | Foto: Vinicius Roratto
A Universidade Estadual do RS (Uergs), criada em 2003, sofre com a falta de professores e servidores; e com o alto índice de evasão de docentes, cuja média de permanência é dois anos. O problema ameaça formaturas em todas as áreas.

Com orçamento anual em torno de R$ 26 milhões, a Uergs possui 135 professores e 136 funcionários, para atender a 2,3 mil alunos, em 24 municípios. A principal necessidade, conforme a vice-reitora Sita Lopes Sant''Anna é a criação do plano de carreira. "Nossos professores acabam se desestimulando pela falta de perspectivas, e procuram outros concursos", revela Sita.

Outras dificuldades da Uergs, apontadas ontem na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, são sobrecarga de trabalho e defasagem salarial. A presidente da associação de funcionários, Ana Librelotto, acrescenta falta de espaço físico e técnicos em unidades do Interior. E existe a exigência de pós-graduação. A Uergs tem até 2016 para oferecer, ao menos, quatro mestrados e dois doutorados para manter credenciamento no CNE.


Bookmark and Share

Correio do Povo