person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Unidades de saúde registram baixa procura por vacinação infantil contra a Covid-19 em Porto Alegre

Na Clínica da Família Álvaro Difini, na Restinga, nenhuma criança tinha sido vacinada até as 14h

Na Unidade de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, nenhuma vacina contra a Covid-19 tinha sido aplicada em crianças | Foto: Alina Souza

Na retomada da aplicação da primeira dose contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos, nesta segunda-feira, o movimento foi reduzido nas oito unidades de saúde de Porto Alegre que estão aplicando o imunizante. Na Clínica da Família Álvaro Difini, na Restinga, nenhuma criança tinha sido vacinada até as 14h. Gerente da unidade, Débora Marques da Silva, afirma que a expectativa de movimento maior era para o final do dia, quando as crianças retornam da escola. 

"O movimento está muito fraco, não fizemos nenhuma vacina", observa. Apesar da baixa adesão à vacinação, Débora explica que muitas pessoas ligam para a unidade de saúde em busca de informações sobre os serviços de vacinação. "Ligam bastante para saber se a vacina está disponível. Com maior divulgação, a expectativa é de que o movimento aumente", salienta. A imunização no local vai até as 21h. 

Conforme Débora, a unidade de saúde aplica em média, por dia, 20 vacinas pediátricas. Entre os adultos, a média chega a 67 por dia. Na Unidade de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, o cenário era o mesmo. Até meio-dia, nenhuma vacina contra a Covid-19 tinha sido aplicada em crianças de 3 a 4 anos. Outras unidades de saúde também estavam aplicando o imunizante contra o novo coronavírus: Tristeza, Navegantes, Ramos, Morro Santana, São Carlos e 1º de Maio. Nos mesmos locais também está sendo aplicada a segunda dose.  

Felipe Samuel