person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vacinação em drive-thrus de Porto Alegre tem movimento tranquilo neste sábado

Imunização ocorreu em três pontos distintos na Capital

Celi Moraes da Silva, de 74 anos, foi vacinada com a primeira dose neste sábado | Foto: Fabiano do Amaral

A vacinação contra Covid-19 ocorreu em três drive-thrus em Porto Alegre neste sábado, das 9h às 17h. Os pontos funcionaram nos estacionamentos dos hipermercados Big Sertório, na avenida Sertório, 6600, bairro Sarandi, no Big Barra Shopping Sul, que fica na avenida Diário de Notícias, 300, bairro Cristal, e no estacionamento da PUC-RS, localizado na avenida Ipiranga, 6681, no bairro Partenon. O imunizante aplicado foi Coronavac, que tem maior quantidade reservada para a primeira dose, mas dispõe, ainda que em menor número, para a segunda dose em pessoas que tenham recebido a primeira há mais de 21 dias. 

Na parte da manhã, o movimento foi tranquilo no drive-thru do Big Sertório. A assistente social Carla Rosane Moraes da Silva, que mora no Bairro Sarandi, zona Norte de Porto Alegre, levou a mãe, a aposentada Celi Moraes da Silva, de 74 anos, para se vacinar. A primeira aplicação da dose representa alívio para a filha. "Fico mais tranquila, em meio a esse caos que estamos vivendo", relata.

A idosa, que é cardiopata, entende que receber a primeira dose é o começo da imunização para ela e para a família. "A técnica me explicou que a vacina oferece mais de 80% de proteção, o que significa que se eu contrair a doença, não deve ser tão forte, mas posso transmitir um vírus para a minha família", comenta. Por isso, os cuidados devem permanecer. "Como ela mora comigo, nossos cuidados são redobrados e saímos apenas para o trabalho e o supermercado, sempre com muito álcool gel e máscara", salienta a assistente social. Mãe e filha elogiaram o atendimento e o qualificaram como "rápido e eficiente".

A artesã Cristiane Stundener, moradora do bairro Passo da Areia, zona Norte de Porto Alegre, também acompanhou a mãe, a aposentada Erika Stundner, de 74 anos, para receber a primeira imunização. "Estou me sentindo muito bem de ter a mãe mais protegida", ressalta. Já a idosa, que não tem comorbidades, segue apreensiva. "Vou esperar pela segunda dose, no dia 16 de abril, para ficar mais tranquila", comenta. Ambas ressaltaram que seguem os protocolos sanitários e saem apenas para fazer compras no supermercado e pagar contas. O sistema de vacinação também foi destacado como "competente" pelas duas mulheres.

A artesã foi se vacinar acompanhada da filha neste sábado | Foto: Fabiano do Amaral

Porto Alegre recebeu 54.430 primeiras doses para idosos e trabalhadores da saúde na quinta -feira. A nova remessa é oriunda do lote de 318,2 mil doses de Coronavac que chegaram ao Estado na quarta-feira.  

Taís Teixeira