person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vacinação para pessoas com 46 anos movimenta postos de saúde em Porto Alegre

Imunização foi realizada em 12 unidades de saúde e no drive-thru instalado no Big do BarraShoppingSul

Pessoas com 46 anos podem se vacinar contra Covid-19 em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

A vacinação de homens e mulheres de 46 anos ou mais contra a Covid-19 foi marcada por filas, nesta quarta-feira, em Porto Alegre. Nem o frio e a chuva assustaram o público que procurou as 12 unidades de saúde e o drive-thru instalado no estacionamento do Big no BarraShoppingSul, para realizar a primeira dose da vacina. A imunização seguiu aberta para os públicos contemplados anteriormente.

Os drives do Big Sertório e do estacionamento da Pucrs não tiveram operação nesta quarta. Também estava disponível, para hoje, a segunda dose da vacina Coronavac para todos que estão com o esquema vacinal em atraso, e para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas e para as pessoas que tinham retorno marcado para a Pfizer.

Na unidade de saúde São Carlos, mais de 80 pessoas estavam na fila. O autônomo José Valmir, 46 anos, morador da Lomba do  Pinheiro, saiu cedo de casa para realizar a vacinação. "Estou feliz por receber a dose única da Janssen. Estou feliz de estar protegido contra o coronavírus", ressaltou.

A estudante Hellen Fonseca, 18 anos, que trabalha em uma escola, afirmou que era um alívio receber a segunda dose da Pfizer. A professora Clarice Silva Kuffner afirmou que estava mais tranquila com a imunização. "Agora, é seguir com os cuidados como o uso da máscara, do álcool em gel e manter o distanciamento social", acrescentou.

No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, por causa do frio, o público foi atendido no salão da igreja Nossa Senhora do Líbano, em frente a instituição de saúde. Mais de 50 pessoas estavam na fila para receber a primeira dose da Pfizer. 

A relações públicas Daniela Cezimbra, 46 anos, chegou por volta das 7h na fila do Modelo para receber a vacina da Pfizer. A auxiliar administrativa Júlia Cristina Fernandes, 46, disse que chegou ao posto por volta das 8h. "Não me importei com o frio. Recebi a vacina e fiz um agradecimento a Deus e aos servidores da saúde", comentou. Mesmo com a imunização, ela afirmou que seguirá com os protocolos de segurança, como o uso da máscara e do álcool em gel.

Moradora do bairro Menino Deus, a professora Solange Meirelles, 46 anos, chegou às 7h no posto de saúde. "Esperei tanto pelo momento de ser vacinada. É uma proteção para a minha família", ressaltou.

Agendamento

O agendamento para a primeira dose segue disponível pelo aplicativo. O serviço de agendamento pelo app 156+POA será mantido das 18h às 21h. Para agendar a vacinação, é necessário acessar o aplicativo, verificar os locais e escolher os horários disponíveis.

Cláudio Isaías